Aberta a feira do mel em Florianópolis

em frente a uma bancada com vários potes de mel, mulher segura um pote e posa para câmera
O mel produzido em Santa Catarina, que ganhou notoriedade nacional e internacional ao ser eleito em 2017 pela quinta vez o melhor do mundo - Foto: Saul Oliveira/Secom

A Feira do Mel de Florianópolis iniciou nesta quarta-feira (13/6), no Centro da Capital, oferecendo aos moradores de região o que há de melhor em produtos derivados da apicultura no Estado.

O evento segue até o sábado (16/6) e vai comercializar, além do mais conhecido produto das abelhas, geleia real, cera, balas, biscoitos, cosméticos, pão de mel, bolo de mel, chás, cachaça, vodka com mel e favos de mel.

No ano passado, o mel produzido em Santa Catarina foi eleito pela quinta vez o melhor do mundo, durante o 45º Congresso da Associação Internacional das Federações de Apicultores (Apimondia), realizado na Turquia. É uma oportunidade para apoiar o movimento “Compre de SC”, campanha para incentivar a população a consumir produtos catarinenses.

Publicidade

Além da qualidade, o mel produzido no Estado também impressiona pela variedade. Nossas abelhas produzem mais de 100 tipos de méis com cor, aroma, sabor e consistência diferentes. Entre os tipos de méis produzidos em Santa Catarina, o silvestre responde pela maior parte. O melato é produzido somente em anos pares no Planalto catarinense, entre os meses de março a maio. Já o mel de uva-japão é produzido principalmente no Oeste. A apicultura catarinense se destaca no cenário nacional também pela alta produtividade, graças às tecnologias empregadas pelos produtores.

Publicidade
COMPARTILHAR