é possível fazer a declaração com o uso de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda
É possível fazer a declaração com o uso de tablets e smartphones por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Faltando 13 dias para o término do prazo, a Receita Federal recebeu até esta terça-feira (16/4) 685.652 declarações do Imposto de Renda de Pessoa Física.

A quantidade representa a 51,5% do total esperado. A Receita tem a expectativa de receber a declaração de 1,33 milhão de catarinenses.
O prazo de entrega da declaração iniciou em 7 de março e vai até 30 de abril.

De acordo com o supervisor nacional do IR, auditor-fiscal Joaquim Adir, nacionalmente a expectativa é de que 30,5 milhões de contribuintes entreguem declaração. Até esta terça foram recebidas 14.280.368 declarações, o equivalente a 46,8% do esperado para este ano no país.

Publicidade

A declaração pode ser feita de três formas: pelo computador, por celular ou tablet ou por meio do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC). Pelo computador, será utilizado o Programa Gerador da Declaração – PGD IRPF2019, disponível no site da Receita Federal.

É obrigado a apresentar a declaração anual o contribuinte que, no ano-calendário de 2018, recebeu rendimentos tributáveis cuja soma foi superior a R$ 28.559,70, ou quem recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 mil.

Neste ano, é obrigatório o preenchimento do número do CPF de dependentes e alimentados residentes no país. A Receita vinha incluindo essa informação gradualmente na declaração. No ano passado, era obrigatório informar CPF para dependentes a partir de 8 anos.

Todas as informações sobre a declaração do IRPF 2019 estão disponíveis no site da Receita Federal.

Universidade auxilia na declaração

Nesses últimos dias para entregar a declaração, as unidades da Estácio de Sá em Florianópolis e São José mantém atendimento gratuito para elaboração e transmissão do IR. A unidade da ilha vai oferecer também plantão em um sábado e intérprete de libras para deficientes auditivos.

O atendimento é realizado pelo Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), que conta com trabalho dos alunos do Curso de Ciências Contábeis e supervisão dos coordenadores e professores. O serviço é gratuito, mas os contribuintes podem levar uma lata de leite em pó (400gr) ou uma caixa de leite (1lt), que posteriormente serão doadas para instituições de caridade.

Em Florianópolis o auxílio é oferecido às terças, das 18h às 20:30h; quarta, das 09:30 às 12:00; e sexta-feira, das 09:30h às 12h e das 18:30 às 21h. Em São José o NAF está aberto terça-feira, das 9h às 12h e 16h às 19h; quarta, das 9h às 12h; e quinta, 16h às 19h.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here