pilha de pães encaixados vista de lado
Alimentos processados são aqueles fabricados pela indústria com a adição de sal ou açúcar - Divulgação/CSC

Você sabe a diferença entre alimentos in natura, minimamente processados, processados e ultraprocessados? Os alimentos considerados in natura são obtidos diretamente de plantas ou de animais para o consumo sem que tenham sofrido qualquer processo de alteração. Exemplo: folhas, frutas, verduras, legumes, ovos, carnes e peixes.

Já os alimentos minimamente processados são submetidos a um processo que não envolve adição de substâncias ao alimento. Exemplo: arroz, feijão, lentilhas, frutas secas, sucos de frutas sem adição de açúcar, castanhas, nozes sem sal, farinhas de mandioca, de milho, de tapioca ou de trigo e massas frescas.

Alimentos processados são aqueles fabricados pela indústria com a adição de sal, açúcar ou outro produto que aumente a durabilidade e os deixem mais saborosos e atraentes. Como exemplos temos as conservas em salmoura (cenoura, pepino, ervilhas, palmito, etc.), compotas de frutas, carnes salgadas e defumadas, alimentos enlatados, queijos e pães industrializados.

Publicidade

Os alimentos ultraprocessados possuem em sua composição uma grande quantidade de ingredientes, como sal, açúcar, óleos, gorduras, extratos de carne. Também há substâncias como aditivos químicos sintetizadas em laboratório a partir de alimentos e de outras fontes orgânicas. Sendo assim esses alimentos têm o prazo de validade maior, alteração de cor, sabor, aroma e textura. É o caso dos biscoitos recheados, salgadinhos chips, refrigerantes, sopas, macarrão e temperos instantâneo, salsichas, geleias, sorvetes, chocolates, molhos, misturas para bolo, barras energéticas, produtos congelados e prontos para aquecimento como massas, pizzas, hambúrgueres, nuggets, entre outros.

Quais alimentos escolher?

Devido a correria do dia a dia, as pessoas muitas vezes não conseguem preparar as próprias refeições em casa e elaborar um cardápio saudável todos os dias. Mesmo comendo fora, é possível fazer escolhas conscientes na hora de montar o prato em restaurantes. Os alimentos mais indicados e que devem ser a base da nossa alimentação são os alimentos in natura e os alimentos minimamente processados, é por meio desses tipos de alimentos que obtemos os nutrientes necessários para nosso organismo, como vitaminas, minerais, fibras entre outros. Já os alimentos processados devem ser consumidos com moderação e em pequenas quantidades, como complemento aos alimentos citados.

Para obter uma boa saúde é fundamental excluirmos de nosso cardápio os alimentos ultraprocessados, visto que são produtos que possuem quantidade elevada de corantes, conservantes e aditivos, e que, se consumidos com frequência, acabam trazendo grande prejuízo à nossa saúde: excesso de peso, hipertensão, diabetes, alguns tipos de câncer e outras doenças cardiovasculares.

Lembre-se: “Comer é bom, mas nutrir o seu corpo é essência!”

Nutricionista Ariana Pontes
CRN10/7497

Publicidade
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here