170 kg de pescados irregulares são apreendidos em Florianópolis e quatro são presos

    caixa de isopor cheia de camarão com garrafa pet de coca cola vazia em cima
    Período de defeso do camarão vai de 1º de março a 31 de maio -PM Ambiental/Divulgação/CSC

    Na madrugada desta quinta-feira (6/2) a Polícia Militar Ambiental, Polícia Federal e Ibama realizaram uma operação conjunta para coibir a pesca de arrasto motorizado de camarão durante o período de defeso.

    O período de defeso iniciou no domingo (1/3) e vai até 31 de maio para preservar as espécies de camarões branco, rosa, santana, sete barbas, entre outros, em todo o ecossistema marítimo do Sul e Sudeste do Brasil.

    Durante a operação, na baía norte da Grande Florianópolis, foram flagradas quatro embarcações realizando a pesca ilegal, resultando na apreensão. Seus proprietários foram presos em flagrante por crime ambiental, os quatro conduzidos para a delegacia da PF.

    Publicidade

    Além disso foram apreendidos 170 quilos de pescado diversos. Os proprietários das embarcações ainda responderão a processo administrativo ambiental.

    caixas com pescados sobre pier à noite
    Quatro pessoas foram presas na baía norte da Grande Florianópolis – PM Ambiental/Divulgação/CSC

    No período de defeso do camarão, os consumidores também podem fazer sua parte: comprar somente camarão capturado antes do período de defeso ou, o que é mais fácil, escolher outras espécies de frutos do mar que não tenham restrições de captura durante esse período.

    Além do camarão, outros pescados irregulares foram apreendidos, totalizando 170kg – PM Ambiental/Divulgação/CSC
    Publicidade