22 ligações irregulares de esgoto são lacradas em uma servidão de Ingleses

Recém-ultrapassada a marca de 200 lacres, o programa de fiscalização Trato Pelo Capivari, no norte da ilha de Florianópolis, bateu recordes diário e semanal de ligações de esgoto clandestinas interrompidas com as ações nos últimos dias no bairro Ingleses.

Na manhã de sexta-feira (28/8), em apenas uma servidão o programa efetuou 22 lacres em casos de esgoto lançado na rede pluvial. Ao todo foram alvo dessa medida de cessar o fluxo irregula, 15 imóveis localizados na Servidão Tayla Stefane Damasceno Batista. Um condomínio chegou a sofrer três lacres. Outros cinco – uma casa e quatro conjuntos residenciais –, dois cada.

Além da manhã dessa segunda (31), o Trato Pelo Capivari realizou mais três ações especiais durante a semana passada, somando 36 tubulações irregulares que, pela atuação direta das equipes do programa, deixaram de atingir a drenagem e, consequentemente, os rios e a praia de Ingleses. São 246 desde o início dos trabalhos no Norte da ilha.

em servidão de paralelepípedo homem agachado em buraco nas lajotas e pessoas em volta usando máscara
Com recordes diário e semanal, programa Trato pelo Capivari chega a 246 lacres desde o início dos trabalhos no balneário do norte da ilha de Florianópolis – Casan/Divulgação/CSC

O programa Trato Pelo Capivari

Publicidade

O Trato Pelo Capivari é uma parceria de fiscalização da prefeitura da capital com a Casan e faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro. De segunda a sábado, 22 técnicos inspecionam casas, condomínios e estabelecimentos comerciais no bairro com base em agendamentos, denúncias e outras ações.

Além das inspeções agendadas, o Trato Pelo Capivari conta com dois canais de denúncia contra esgoto irregular: por mensagem ao número (48) 99123-1223 (WhatsApp) ou através do site oficial.

Publicidade