2,7 mil pessoas presas fazem o Enem em SC nesta semana

    preso com uniforme laranja fazendo prova atrás de grades
    Enem PPL é um dos trabalhos de reabilitação social, para que a pessoa não volte ao crime - Deap/Divulgação/CSC

    O Exame Nacional do Ensino Médio para pessoas privadas de liberdade (Enem PPL) e cumprimento de medida socioeducativa será nesta terça e quarta-feira (10 e 11/12) para 2.682 internos do sistema prisional catarinense e 104 adolescentes inscritos.

    Com a nota do Enem, abre-se a possibilidade da pessoa presa se matricular em programas de ensino superior. como o Prouni (Programa Universidade para Todos) e o Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Atualmente 186 detentos do sistema prisional cursam ensino superior em Santa Catarina. Eles estão matriculados em cursos como Administração, Biblioteconomia, Direito, Logística, entre outros, e participam das aulas nas universidades com autorização judicial.

    “O objetivo é que, com a elevação de sua escolaridade, a pessoa possa voltar à liberdade com mais oportunidades e não volte ao crime”, diz gerente de desenvolvimento educacional do Departamento de Administração Prisional (Deap), Josiane Melo.

    Publicidade

    As provas são realizadas nas mesmas salas que recebem outros programas educacionais, como o EJA (Ensino de Jovens e Adultos) e o Despertar pela Leitura, no caso do sistema prisional, e dos programas técnicos, no caso do socioeducativo.

    As áreas aplicadas no exame também são as mesmas do Enem regular: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias e Redação.

    A elaboração do exame é de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o mesmo que elabora as provas do Enem regular. O Enem PPL é aplicado desde 2010, e surgiu por meio de uma parceria do Ministério da Justiça e Segurança Pública com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

    Publicidade
    COMPARTILHAR