Setor hoteleiro, comércio de rua e restaurantes para retirada podem reabrir em SC

    Isolamento é prorrogado para diversos outros serviços, em duas datas: final de abril e final de maio

    O governo estadual vai liberar a reabertura na segunda feira (13/4) do setor hoteleiro, comércios de rua e restaurantes (para retirada da comida) em Santa Catarina. Outras atividades continuam suspensas, divididas em duas datas: 30 de abril e 31 de maio. O estado tem, até esse sábado (11/4), 732 casos confirmados de coronavírus e 21 óbitos por Covid-19.

    Os segmentos liberados envolvem todos os tipos de comércio e atividades similares. Dessa forma, hotéis, pousadas, hospedarias e demais tipos de alugueis são contemplados, assim como bares, lanchonetes e cafés, desde que não haja permanência dos clientes, apenas a retirada no balcão do pedido.

    O governador, Carlos Moisés, disse na entrevista coletiva desse sábado que a abertura é para um “convívio responsável”. Moisés também afirma que municípios poderão ser mais restritivos em suas quarentenas e que terão apoio do governo estadual. Os decretos que regulamentam as novas permissões e a prorrogação das restrições serão publicados até este domingo.

    Publicidade

    “Nós mantemos a quarentena. Nosso estado tem mantido medidas mais restritivas que outras unidades da federação porque nós entendemos que a reunião de publico (…) são locais de transmissão e contágio alto do vírus. Como algumas atividades foram liberadas, e aí seguindo critérios extremamente rigorosos, estamos liberando temporariamente, vamos monitorando os resultados”, disse Moisés.

    De acordo com o governador a Polícia Militar vai intensificar a fiscalização sanitária e fechar os estabelecimentos que não seguirem as regras. Moisés também pede colaboração das equipes municipais e da população para possíveis irregularidades.

    Suspenso até 30 de abril

    Transporte coletivo (municipal, intermunicipal, interestadual, internacional); shoppings, galerias e centros comerciais; permanência das pessoas em estabelecimentos do ramo alimentício (liberado para retirada somente);

    Suspenso até 31 de maio

    Eventos e reuniões de qualquer natureza, de caráter público ou privado, incluindo excursões, cursos presenciais, missas e cultos. Também a concentração e permanência de pessoas de espaços públicos, como praias, parques e praças. Aulas presenciais de todos os níveis de ensino, seja municipal, federal, estadual e toda rede particular. Calendário de eventos esportivos da Fesporte e da iniciativa privada. Academias, cinemas, teatros, shows, e qualquer tipo de espetáculo com público presencial.

    Casos

    Com 732 casos confirmados, o estado também chega nesse sábado (11) a 21 mortes por Covid-19. De acordo com Moisés não há nenhum óbito que esteja em investigação para a doença, mas ainda há 288 testes de pacientes com suspeita de coronavírus aguardando resultado. Já foram realizados mais de 4 mil testes em SC. Uma das pessoas que morreram recentemente era uma mulher de 42 anos.

    + Governo torna obrigatório o uso de máscara por funcionários de empresas que atendem ao público

    Publicidade