IMA abre projeto para que iniciativa privada adote unidades de conservação

    Os doadores podem desenvolver projetos de pesquisa e adotar trilhas; no programa de voluntariado há ações de manutenção e recuperações de áreas

    O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) lança nesta segunda-feira (7/6) dois programas para ações nas unidades de conservação (UCs) do estado. Um é voltado para parcerias com a iniciativa privada e o outro para voluntariado de cidadão interessados em atuar nas questões ambientais. O instituto administra dez UCs no estado, sendo sete na categoria parque e três na categoria reserva.

    foto aérea de rio cruzando unidade de conservação em Santa catarina
    Santa Catarina tem dez unidades de conservação. Governo prevê colocá-las para adoção – IMA/Divulgação/CSC
    Projetos de adoção

    Com a iniciativa privada, o IMA busca ampliar e formalizar apoio para a manutenção, preservação e aprimoramento das unidades de conservação. A contribuição pode ocorrer de diversas maneiras, como adoção de trilhas e espécies animais, construção/manutenção de centros de visitantes, de bases operacionais e de pesquisa ou outras estruturas. Segundo o IMA, há também a previsão de que empresas possam adotar uma UC inteira.

    Com isso, o doador ou patrocinador pode desenvolver projetos de pesquisa, de educação ambiental, entre outros. Podem firmar acordos pessoas físicas ou jurídicas de natureza privada ou pessoas jurídicas de direito público, que recebem o selo de participação do programa em campanhas de responsabilidade socioambiental e podem divulgar sua marca nas UCs. As propostas podem ser encaminhadas para parcerias@ima.sc.gov.br.

    Voluntariado nos parques
    Publicidade

    Já no programa de voluntariado para cidadãos, o IMA tem como objetivo potencializar a capacitação de atuação nas questões ambientais e permitir interação da sociedade com os recursos naturais. A participação ocorre por meio de edital, em demanda espontânea ou mutirões organizados para ações específicas. Entre as funções dos voluntários estão a prestação de informações aos visitantes, auxílio em projetos de educação ambiental, manutenção de trilhas e instalações, identificação de possíveis focos de incêndio, participação em ações de recuperação de áreas degradadas, entre outros. Os interessados devem buscar o gestor da UC para criar o edital estabelecendo os trabalhos.

    Publicidade