Prefeitura de Biguaçu lança revisão do Plano Diretor

UFSC e Fascisc terão duas frentes de trabalho

Foi realizado na quinta-feira (26/5) o lançamento de duas iniciativas que visam o desenvolvimento planejado de Biguaçu: a revisão do Plano Diretor e a implementação do programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL).

A revisão do Plano Diretor será promovida pela Prefeitura em conjunto com a UFSC. O Plano Diretor de Biguaçu, instituído pela Lei Complementar nº 12/2009, passará por uma atualização, visando ordenar o planejamento urbano da cidade, com participação de gestores públicos e da população, com criação de propostas de melhorias do município, garantindo o direito à terra urbana, moradia, saneamento, infraestrutura, transporte, trabalho e lazer para os cidadãos do presente e das gerações futuras.

Na oportunidade, o Prof. Dr. Gustavo Andrade Neto explicou que estarão envolvidos nas atividades professores, pesquisadores e estudantes da graduação, mestrado e doutorado dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharias, Geografia, entre outros. “O diagnóstico será efetuado de acordo com o que estabelece o Estatuto das Cidades, em duas grandes áreas, a técnica e a comunitária, e se fará uma leitura aprofundada da realidade do município, partindo para o planejamento territorial, em todas as áreas e bairros da cidade, com participação da população”, destacou.

Publicidade

Já o DEL é uma ferramenta que tem como objetivo principal aumentar a competitividade e a capacidade de transformação do município a partir de uma estratégia sustentável e de longo prazo, que fortaleça a economia local.

Biguaçu será o primeiro município da Grande Florianópolis a aderir ao programa. Em Santa Catarina, o primeiro município a implantar o DEL foi Fraiburgo, em 2012. De lá para cá, o programa já passou por 35 cidades. O programa é uma iniciativa da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Fascisc), e em Biguaçu, além da Prefeitura, conta com a parceria da Associação Empresarial e Cultural de Biguaçu (Acibig) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

O cronograma de trabalho seguirá pelos próximos 12 meses, sendo que as etapas seguintes incluem entrevistas com 100 lideranças para a produção de uma análise situacional do município.

Publicidade
COMPARTILHAR