SC tem 710 casos de dengue, 86% contraídos no estado

    Desde a semana passada foram 124 casos autóctones a mais em SC, que alcança mais de 17 mil focos do mosquito em 181 municípios

    close em mosquito no dedo de um homem
    Divulgação/CSC

    A  Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC) divulgou mais um boletim sobre a situação epidemiológica de dengue, febre de chikungunya e zika vírus em Santa Catarina nesta quinta-feira (23/5).

    Santa Catarina tem 87 municípios considerados infestados pelo Aedes aegypti. Foram identificados 17.568 focos do mosquito em 181 municípios. Já são 710 casos de dengue confirmados. Desses, 609 são autóctones (transmissão dentro do estado), e 56 casos são importados (transmissão fora do estado), o que representa 85,77% de casos contraídos dentro do próprio território catarinense.

    Em comparação com o último boletim, divulgado na semana passada, houve a confirmação de 124 casos autóctones e 7 casos importados.

    Publicidade

    De acordo com o boletim, Itapema apresenta o maior número de casos autóctones (297) no estado, com uma taxa de incidência de 469,6 casos por 100 mil/hab.

    “A caracterização de epidemia ocorre pela relação entre o número de casos confirmados e de habitantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o nível de transmissão epidêmico quando a taxa de incidência é maior de 300 casos de dengue por 100 mil habitantes”, explica João Fuck, gerente de Zoonoses da Dive.

    Publicidade
    COMPARTILHAR