A Prefeitura de Florianópolis começou a notificar os ocupantes de 35 quiosques instalados em áreas públicas da Capital. A medida atende a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).
O objetivo é encerrar o uso irregular desses espaços. A maioria dos quiosques não possui alvará e, além disso, descumpre obrigações tributárias exigidas dos demais estabelecimentos comerciais. Esses pontos funcionam há décadas em situação ilegal.
“Essa é uma questão que por muitos anos foi deixada de lado pelos gestores, mas chegou a hora de resolver o problema. Estamos dialogando com os ocupantes, cumprindo todos os ritos necessários, que começaram com notificação prévia, avaliação das defesas e agora seguem para a notificação formal. Queremos garantir que a mudança se dê da melhor forma”, afirmou o prefeito Topázio Neto.
O processo de notificação
Dos 35 quiosques, 8 serão mantidos, revitalizados e submetidos a novo processo licitatório. Todos os demais terão suas estruturas desfeitas.
Para os pontos mantidos, a desocupação só ocorrerá após homologação da licitação, respeitando o prazo de aviso prévio dos funcionários. Assim, evita-se que os locais fiquem vazios, prevenindo vandalismo e, consequentemente, novas ocupações irregulares. A expectativa é lançar os primeiros editais até o fim de 2025.
Nos casos de demolição, o prazo para desocupação é de 30 dias a partir da notificação. Contudo, se houver justificativa, como questões trabalhistas, o limite pode se estender para até 90 dias, evitando prejuízos aos ocupantes.
A secretária de Licitações, Contratos e Parcerias, Katherine Schreiner, explicou que cada caso será analisado cuidadosamente, considerando as condições da estrutura, demandas locais e potencial de melhorias. “Vamos manter o que for funcional de forma regular e transformar os locais que não atendem mais. O objetivo é modernizar áreas públicas e permitir usufruto coletivo”, afirmou Schreiner.
Novas licitações e regras
As concessões futuras ocorrerão via pregão com critério de maior lance, em modo de disputa aberta. Vencerá quem oferecer o maior valor. Apenas pessoas jurídicas ou microempreendedores individuais poderão participar.
O prazo de concessão poderá chegar a 35 anos, conforme a legislação. Cada contrato trará exigências de adequação da estrutura e melhorias para ampliar a oferta de serviços, considerando o contexto e, sobretudo, o potencial de cada ponto.
O TAC define que todo o processo de reordenamento deve ser concluído até o final do primeiro semestre de 2026, incluindo demolições e seleção dos novos responsáveis pelos quiosques que serão mantidos.
Ampliação da ação
Paralelamente, a Prefeitura analisa outros 21 pontos irregulares em áreas públicas. Os ocupantes receberam notificação prévia para apresentar documentação que comprove o uso do espaço. Após análise, o município definirá os próximos passos, conforme exigências do TAC com o MPSC.
Segundo a secretária Katherine Schreiner, “cada caso é avaliado com cuidado. Vamos manter o que for viável e, ao mesmo tempo, transformar os locais que não atendem mais às necessidades urbanas. Além disso, priorizamos o interesse coletivo e a modernização dos espaços públicos”.
Relação geral dos pontos desta primeira etapa de reordenamento
Pontos que terão concessão para uso regularPraça Getúlio Vargas: Quiosque do Joel
- Praça Pereira Oliveira: Petisco da Ilha
- Largo Benjamin Constant: Florabel
- Praça Esteves Júnior: Bella Flor
- Av. Gov. Irineu Bornhausen: Koxixo’s
- Saco dos Limões / Rua Almeida Coelho: Delícia Dog e Lanches
- Rua Plácido de Castro: Mesquita LTDA – Água na Boca
- Praça Renato Ramos da Silva: Sabor na Brasa
Extimguem-se
- Praça XV: Banca da Praça, Quiosque, Banca Catedral, Florabel
- Rua Francisco Tolentino: Fabimar Lanches, Lancheria Landinho
- Av. Hercílio Luz: Cachorro Quente do Afonso, Ponto Verde Floricultura
- Av. Paulo Fontes / Rua Pedro Ivo: Quiosque Passarela
- Av. Paulo Fontes (canteiro central próximo ao Terminal Cidade): Dilo Lanches
- Praça dos Namorados: Banca e Quiosque Beira-mar
- Rua Deodoro: Calçadão, Lanches Deodoro
- Rua Frederico Rolla: Quiosque da Regina
- Praça Esteves Júnior: Mania de Ler
- Lagoa da Conceição (Centrinho): Frango e Espeto, Banca da Lagoa
- Rodovia Admar Gonzaga: Visual da Lagoa, n.4720
- Saco dos Limões / Rua Aldo Alves, 230: Q Tal Dog
- Saco dos Limões / Rua João Motta Espezim, 137: Bar Anjo Gabriel
- Praça Abdon Batista: Salt Dog, Brasinha Lanches
- Av. Gov. Jorge Lacerda: Temperão Lanches
- Av. Madre Benvenuta, 463: Quiosque Simão
- Praça Paulo Schlemper: Quiosque de Lanches
- Rua José Maria da Luz: Borges Lanches