Cartunista catarinense lança livro sobre o autista no mercado de trabalho

    Humor Azul 2.0" aborda a rotina profissional de pessoas com autismo por meio de tiras cômicas. Rodrigo Tramonte, que é uma pessoa com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), lança a obra no sábado (27), em Florianópolis.

    Cartunista Rodrigo Tramonte, vestindo camiseta azul com a estampa da capa de Humor Azul, posa ao lado do livro exposto, que aborda a experiência de autista no mercado de trabalho.
    Foto: Divulgação

    Florianópolis recebe neste sábado (27/09) o lançamento de Humor Azul 2.0 – Um Autista na Empresa, novo volume da série de quadrinhos que transforma a percepção sobre o autismo. O cartunista Rodrigo Tramonte apresentará a obra no Centro Integrado de Cultura (CIC), a partir das 17h, e a entrada será gratuita.

    O livro, publicado pela editora Tramonteiro, mostra experiências de pessoas autistas no trabalho. Além disso, usa humor e leveza para abordar o tema. Ao contrário da abordagem comum, que foca nas dificuldades, a série propõe uma visão divertida e positiva. Rodrigo descobriu ser autista na fase adulta e, por isso, utiliza suas vivências para criar histórias que geram identificação e promovem aceitação. Ele explica: “Muitas das cenas são inspiradas em situações que vivi, especialmente sobre comunicação não-verbal e relações sociais.”

    Humor e inclusão no ambiente corporativo

    No novo volume, o personagem principal, Zé Azul, retorna para explorar o universo corporativo. Agora, ele convive com novos colegas, como o diretor Fabrizio Monteiro e funcionários Nathan, Wendel, Adalberto, Suzy, Jhenny e Kauani. Juntos, eles mostram que uma perspectiva diferente pode ser um diferencial em qualquer equipe. Assim, a obra permite que autistas se identifiquem e riam de si mesmos, enquanto os neurotípicos percebem semelhanças e quebram mitos.

    Publicidade

    Além disso, o projeto vai muito além do entretenimento. As tiras de Humor Azul são reconhecidas por quebrar paradigmas. Por esse motivo, as Secretarias de Educação de Florianópolis e de Santa Catarina aprovaram o material como paradidático. Portanto, ele é usado em salas de aula da rede pública para conscientizar sobre inclusão social.

    O trabalho do autor também recebe elogios de nomes do universo dos quadrinhos, como Sidney Gusman e Mauricio de Sousa. Da mesma forma, relatos emocionantes mostram o impacto da obra, como o de uma psicóloga escolar que, graças ao livro, conseguiu abrir um diálogo com um aluno que suspeitava ser autista.

    Andrea Monteiro, presidente do Instituto Autonomia, ONG proponente do projeto, destaca: “O lançamento do livro é uma oportunidade para conhecer o trabalho de Rodrigo Tramonte e celebrar a inclusão por meio da arte.”

    O projeto conta com patrocínio da Prefeitura de Florianópolis, Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, e Fundação Cultural Franklin Cascaes, via Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Além disso, empresas como CSC Energia, Engeplanti e Palace Praia Hotel apoiam culturalmente a iniciativa.

    Sobre o autor

    Rodrigo Tramonte nasceu em Florianópolis, em 1980. É cartunista, caricaturista e bacharel em Artes Plásticas pela UDESC, com especialização em Produção Multimídia pelo CESUSC. Ele participou de festivais renomados e atuou em agências de publicidade. Aos 30 anos, descobriu ser autista de alto funcionamento. Desde então, colabora com ONGs, dá palestras sobre autismo e já escreveu roteiros para a Turma da Mônica. Atualmente, trabalha como assistente administrativo na Secretaria de Educação de Palhoça, focado em Educação Inclusiva.

    Serviço

    O quê: Lançamento do livro Humor Azul 2.0 – Um Autista na Empresa, de Rodrigo Tramonte
    Quando: Sábado, 27 de setembro, às 17h
    Onde: Hall do Centro Integrado de Cultura (CIC) – Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica, Florianópolis
    Quanto: Entrada gratuita

    Publicidade