Hospital Celso Ramos realiza cirurgias inéditas durante Congresso Brasileiro de Urologia

    Médicos do Hospital Celso Ramos realizam procedimento cirúrgico inédito durante o Congresso Brasileiro de Urologia, representando o avanço de novas técnicas na rede pública.
    Fotos: Divulgação Secom/GovSC

    Referência em Urologia em Santa Catarina, o Hospital Governador Celso Ramos (HGCR), da Secretaria de Estado da Saúde, participa nesta semana de uma série de ações ligadas ao 40º Congresso Brasileiro de Urologia. Além disso, a programação inclui cirurgias inéditas na rede pública, consultas e atividades de formação em Florianópolis.

    Segundo o chefe do Serviço de Urologia do HGCR, Nívio Pascoal Teixeira, o setor evoluiu muito nos últimos três anos. Portanto, a formação dos médicos residentes melhorou de forma significativa. Além disso, a assistência também avançou. Assim, o hospital oferece tratamentos de última geração para próstata, cálculo renal, infecções e problemas de ereção, afirma Teixeira.

    Cirurgias pioneiras e tecnologia a laser

    Na segunda e terça-feira, 10 e 11, o hospital realiza dez procedimentos de enucleação prostática. Essa técnica é minimamente invasiva e remove o excesso de tecido da próstata para desobstruir a uretra. Consequentemente, recupera o fluxo urinário. Ainda não disponível na unidade, o procedimento ocorre em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Entretanto, a previsão é que, a partir de 2026, o HGCR passe a oferecer a técnica de forma permanente.

    Publicidade

    “Essa é uma técnica com sangramento praticamente zero. De fato, o laser de alta potência corta e cauteriza o tecido ao mesmo tempo. Contudo, é uma tecnologia muito nova, ainda não disponível aos pacientes do SUS. No entanto, a Secretaria de Saúde já está atenta e esperamos que, em breve, o material esteja disponível aqui. Assim, a abertura do Governo do Estado para novas tecnologias agrega muito à população”, acrescentou Teixeira.

    Os pacientes foram selecionados pela fila do Sistema de Regulação Estadual (SISREG). Entre eles está Elias de Souza da Silva, mecânico que esperava há cerca de um ano pela cirurgia. Agora, ele sonha em voltar às corridas de rua. “A satisfação é muito grande. Já esperava quase um ano e chegou o momento. Sou corredor de rua há 20 anos e minha vida social estava parada. Estou ansioso para voltar às minhas atividades. Fiquei muito feliz quando a equipe médica entrou em contato”, contou.

    Destaque em urologia reconstrutiva

    O Serviço de Urologia do HGCR se destaca na urologia reconstrutiva. Além disso, oferece procedimentos de alta complexidade e atendimento ambulatorial. Por isso, a equipe atua na recuperação da anatomia e da função do aparelho urinário e genital, garantindo mais qualidade de vida aos pacientes. Ademais, a instituição abriga a única residência em Urologia do Estado.

    “Tentamos sempre deixar um legado, transformado em ações sociais e ajuda aos pacientes da fila. Em Florianópolis, não está sendo diferente. Assim, o cidadão está sendo beneficiado de todas as formas”, afirmou o coordenador local do Congresso, Vicente Codagnone Neto.

    Na sexta-feira, 14, o HGCR sediará o curso pré-congresso. Duas salas serão dedicadas a procedimentos de alta complexidade. Serão operados cinco pacientes: dois para colocação de próteses infláveis, um com implante de esfíncter urinário e dois com cirurgias reconstrutivas de uretra. Além disso, as intervenções serão transmitidas ao vivo aos participantes.

    Sobre o Congresso

    O Congresso Brasileiro de Urologia ocorre oficialmente de 15 a 18 de novembro. É o maior evento da especialidade na América Latina e o terceiro maior do mundo. Promovido a cada dois anos pela Sociedade Brasileira de Urologia, o encontro reunirá cerca de 60 palestrantes internacionais e líderes das principais entidades da área. A 40ª edição abordará temas como uro-oncologia, hiperplasia benigna da próstata, disfunção erétil, reprodução humana, urologia pediátrica e incontinência urinária.

    “É uma iniciativa de alto nível científico, extremamente importante. São diversas atividades, simpósios, conferências, arena robótica, cursos pré-Congresso e ações voltadas ao público. Não estamos preocupados apenas com os associados, mas também em melhorar a qualidade de vida dos brasileiros”, ressaltou o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Luiz Otávio Torres.

    Publicidade