Florianópolis deflagrou nesta quarta (03/12), mais uma etapa da Operação Solo Legal. A ação ocorreu no bairro Monte Verde e, além disso, derrubou 21 construções irregulares erguidas dentro de uma Unidade de Conservação Municipal. A área demolida ultrapassou mil metros quadrados e, portanto, ampliou o cerco da cidade contra novas ocupações ilegais.
A operação reuniu equipes da Prefeitura e, consequentemente, ampliou a integração entre setores. As fiscalizações de Obras, Meio Ambiente e Serviços Públicos atuaram juntas. A Defesa Civil, a Guarda Municipal e a Secretaria de Ordem Pública também participaram. Além disso, órgãos estaduais reforçaram a força-tarefa, como Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Polícia Científica, CASAN e CELESC.
Durante as diligências, a Floram aplicou três autos de infração ambiental. A Polícia Militar Ambiental registrou outros cinco por danos ao meio ambiente. Esses resultados, assim, mostram a pressão crescente contra novas ocupações.
A vice-prefeita e secretária de Segurança e Ordem Pública, Maryanne Mattos, afirmou que a gestão está usando mapeamento aéreo com drones e, dessa forma, acelerando as ações. Ela destacou que, em apenas três meses, as equipes já demoliram mais de cem construções irregulares. As ações começaram no Sul da Ilha e agora, gradualmente, avançam por toda Florianópolis. Para ela, a diretriz é clara: construções em área de preservação serão removidas.











