Defesa Civil de Florianópolis emite alerta vermelho para chuva intensa nesta terça-feira (9)

O Risco é muito alto para alagamentos e enxurradas. Em emergências, cidadãos devem acionar a Defesa Civil no telefone 199

A Defesa Civil de Florianópolis alerta que nesta terça-feira (09/12) a chuva será intensa e persistente. Além disso, o aviso é de nível vermelho, indicando alto risco de alagamentos e enxurradas. Isso ocorre devido à passagem de um ciclone extratropical sobre Santa Catarina.

Na capital, a instabilidade começa pela manhã e persiste durante todo o dia. Assim, a chuva será forte e volumosa em curtos períodos. Consequentemente, o solo fica mais fragilizado, aumentando o risco moderado de deslizamentos. Por isso, a Defesa Civil recomenda atenção especial às áreas de encosta, taludes rodoviários e locais previamente mapeados como de risco.

Com o afastamento do ciclone para o alto mar, as instabilidades perdem força na quarta-feira (10/12). No entanto, temporais isolados ainda podem ocorrer.

Segunda-feira instável
Publicidade

Na segunda-feira (8), o tempo fica gradativamente instável em todo o estado. Isso porque uma área de baixa pressão se desloca da Argentina para o Sul do Brasil. No litoral, a nebulosidade aumenta e, consequentemente, cresce a chance de chuva à noite, com risco baixo a moderado de alagamentos pontuais. Por outro lado, no Grande Oeste e nos Planaltos, a condição para temporais se intensifica à tarde, oferecendo risco moderado a alto de ocorrências. Além disso, as temperaturas máximas variam entre 27°C e 31°C.

Terça-feira com alerta vermelho

A terça-feira será marcada por chuva persistente e intensa em grande parte de Santa Catarina. Nas áreas litorâneas e serranas, os acumulados podem ser elevados em curtos períodos. Além disso, há risco de temporais isolados com vendavais e granizo. Os ventos do quadrante nordeste se intensificam na costa, com rajadas entre 55 e 75 km/h, podendo ser ainda maiores no Litoral Sul. Portanto, o risco é alto para alagamentos e enxurradas e moderado a alto para destelhamentos, quedas de árvores e danos na rede elétrica. As temperaturas variam entre 24°C no litoral e 29°C no Oeste.

Quarta-feira de ventos fortes

Na quarta-feira (10), o ciclone se desloca para o mar próximo ao RS e Uruguai. Dessa forma, os ventos do quadrante oeste ficam fortes em quase todo o estado, com rajadas entre 70 e 90 km/h. No entanto, no Planalto Sul e na Grande Florianópolis Serrana, podem ultrapassar 100 km/h. Assim, o risco é alto a muito alto para destelhamentos, quedas de árvores e danos na rede elétrica.

Apesar da diminuição da chuva, ainda ocorrem pancadas, especialmente no Grande Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis. Além disso, o mar fica agitado no Litoral Sul a partir do final da tarde, e as temperaturas seguem altas, próximas de 30°C.

Tendência para os próximos dias

Na quinta-feira (11), o ciclone se afasta gradativamente para o alto mar. Contudo, ainda provoca rajadas entre 60 e 80 km/h e mar agitado, com risco de ressaca. Além disso, a nebulosidade mantém chuvas fracas e rápidas no extremo sul do estado.

Na sexta-feira (12), uma nova área de baixa pressão volta a desestabilizar o estado, com temporais em todas as regiões, especialmente no Grande Oeste, próximo ao Paraná e à Argentina.

Publicidade