Ilha do Campeche adota videomonitoramento para coibir desembarque irregular

Sistema permite fiscalização remota e reforça o controle de acesso de visitantes à Unidade de Conservação, mas a presença de agentes de fiscalização seguirá constante.

Câmeras de videomonitoramento instaladas na Ilha do Campeche registram o movimento de visitantes e embarcações para reforçar a fiscalização ambiental e o controle de desembarque.
Foto: Allan Carvalho/PMF/Divulgação

As câmeras de videomonitoramento já estão em operação na Ilha do Campeche. A tecnologia reforça a fiscalização de embarque e desembarque de visitantes na Unidade de Conservação, em Florianópolis.

Com o sistema ativo, os órgãos ambientais podem lavrar autos de infração ambiental de forma remota. Dessa forma, não é necessária a presença de fiscais no local para o registro

de irregularidades.

Publicidade

Mesmo com o apoio tecnológico, a fiscalização presencial segue mantida. A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) e a Guarda Municipal de Florianópolis continuam atuando na ilha. As equipes fazem a verificação de vouchers, a conferência das listas de passageiros e a checagem da regularidade das embarcações.

Segunda fase da Operação Ilha Legal

Na última sexta-feira (19/12), as forças de segurança realizaram mais uma ação da Operação Ilha Legal. A iniciativa teve como foco o cumprimento das regras de visitação à Ilha do Campeche.

A operação envolveu a Floram, a Guarda Municipal, o Procon, a Polícia Civil e a Polícia Militar. Durante a fiscalização, os agentes analisaram vouchers de acesso, listas de passageiros e a documentação das embarcações, sem constatar irregularidades.

Foto: Allan Carvalho/PMF/Divulgação

 

Publicidade
COMPARTILHAR