A Serra do Corvo Branco, uma das estradas mais conhecidas de Santa Catarina, terá o tráfego totalmente bloqueado a partir desta quarta-feira (21/01). A interdição ocorre para a continuidade das obras de adequação e aplicação da camada asfáltica em um trecho de cerca de um quilômetro, no sentido do Corte em direção a Urubici.
O bloqueio atinge o segmento entre o corte na rocha e aproximadamente um quilômetro adiante, já na Serra Catarinense. A medida, segundo a Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), garante a segurança dos trabalhadores e dos motoristas durante a execução dos serviços.
Ainda conforme a SIE, a interdição total deve durar dez dias corridos. No entanto, a rodovia terá liberação excepcional neste sábado, dia 24, e domingo, dia 25. Após esse período, o tráfego volta a ser interrompido para a conclusão das intervenções previstas.
O cronograma pode sofrer alterações de acordo com o andamento das obras. A responsabilidade pelo acompanhamento é da empresa executora, em conjunto com a Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade do Governo de Santa Catarina.
Diante do bloqueio, a orientação é para que motoristas e turistas planejem os deslocamentos com antecedência. Além disso, motoristas devem respeitar a sinalização ao longo do trecho interditado.
Importância histórica e turística
Com formação rochosa estimada em cerca de 160 milhões de anos, a Serra do Corvo Branco abriga o maior corte de rocha do Brasil. A estrada liga Urubici, na Serra Catarinense, a Grão-Pará, no Sul do estado, e marcou a primeira ligação oficial entre a Serra e o Litoral de Santa Catarina.
Além da relevância histórica, a via se destaca como um dos principais cartões-postais do estado. O local atrai visitantes de diversas regiões e tem papel estratégico para o turismo e o desenvolvimento regional.







