Santa Catarina inicia colheita do arroz com previsão de 1,2 milhão de toneladas

    Máquina realiando colheita de arroz
    Foto: Tiago Ghizoni/Epagri/Divulgação

    Produtores, autoridades e representantes do setor arrozeiro participaram, na última sexta-feira (23/01), da 8ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz da safra 2025/2026, em São João do Itaperiú. O encontro promoveu debates sobre produção, produtividade e desafios econômicos da atividade em Santa Catarina.

    Até março, o Estado deve colher cerca de 1,2 milhão de toneladas de arroz. Santa Catarina ocupa a segunda posição no ranking nacional de produção. Além disso, lidera a produtividade no país, com média de 8,5 toneladas por hectare em uma área de 143,4 mil hectares plantados.

    A programação ocorreu na Fazenda Limoeiro. A Urbano Alimentos organizou o evento, com apoio da Epagri e do Sindicato da Indústria do Arroz de Santa Catarina (SindArroz-SC).

    Publicidade

    Representando o governador Jorginho Mello, o secretário adjunto da Secretaria da Agricultura, Pesca e Pecuária, Admir Edi Dall Cort, destacou a importância da rizicultura para a agricultura catarinense. Segundo ele, a assistência técnica e a pesquisa fortalecem a atividade e contribuem para a sustentabilidade da produção.

    Na sequência, o presidente da Epagri, Dirceu Leite, apresentou dados sobre o trabalho da instituição. Ao longo de 50 anos, a Estação Experimental de Itajaí lançou 32 cultivares de arroz. Com isso, a produtividade média estadual passou de 2,2 para mais de 8 toneladas por hectare, sem ampliar a área cultivada.

    Em seguida, o presidente da Urbano Alimentos, Renato Franzner, abordou a relação entre pesquisa e setor produtivo. Para ele, a troca constante de informações favorece o desenvolvimento de tecnologias aplicadas diretamente no campo.

    Além disso, o evento contou com a presença de representantes do Legislativo, entidades do setor, cooperativas, Ministério da Agricultura e prefeitos da região.

    Projeto SC + Arroz

    Após a abertura simbólica da colheita, pesquisadores apresentaram o Projeto SC + Arroz. A iniciativa discute alternativas para enfrentar o aumento dos custos de produção e a queda da rentabilidade do produtor.

    De acordo com o SindArroz-SC, a safra recorde ampliou a oferta no mercado e pressionou os preços. Atualmente, a saca gira em torno de R$ 50, enquanto o custo de produção chega a R$ 75. No entanto, a analista do Cepa, Gláucia de Almeida Padrão, avalia que a produtividade deve se normalizar. Como resultado, os preços tendem a apresentar estabilidade ou leve recuperação no mercado interno.

    Para equilibrar esse cenário, o pesquisador Marcos do Vale defende o aumento da eficiência produtiva. Segundo ele, o setor pode avançar com o uso de ferramentas digitais desenvolvidas pela Epagri, como a EpagriTEC, além da capacitação contínua dos técnicos. Ao mesmo tempo, ele destaca a necessidade de fortalecer a identidade do arroz catarinense junto ao consumidor.

    Produtores ressaltaram a importância da troca de experiências. O agricultor Sandro Acordi, de Turvo, afirmou que eventos técnicos permitem conhecer práticas adotadas em outras regiões e acompanhar a evolução do setor.

    Publicidade
    COMPARTILHAR