Com foco na redução do lixo orgânico e no reaproveitamento de resíduos, Florianópolis amplia o programa Minhoca na Cabeça e disponibiliza 300 novas vagas para moradores da Capital. A iniciativa é da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e incentiva a compostagem doméstica como alternativa sustentável.
Atualmente, o programa desvia, em média, 996 toneladas de resíduos orgânicos do aterro sanitário por ano. Além disso, fortalece a educação ambiental e a economia circular com a distribuição gratuita de kits de compostagem para a população.
Capacitação online e entrega dos kits
Para facilitar a participação, todas as capacitações ocorrem de forma online. Assim, os inscritos acompanham as oficinas à distância e, após a conclusão das etapas, recebem o kit, conforme a disponibilidade de vagas. A retirada do minhocário acontece no Jardim Botânico, no bairro Itacorubi, mediante assinatura do Termo de Empréstimo.
Durante a oficina virtual, os participantes recebem orientações práticas sobre o funcionamento e o manejo do minhocário. Em seguida, precisam responder a um questionário para concluir o curso. O kit inclui quatro caixas plásticas, insumos para iniciar a compostagem e minhocas californianas, que aceleram a decomposição dos resíduos orgânicos.
A compostagem doméstica transforma restos de frutas, verduras e alimentos em adubo de forma simples e natural. Com isso, o morador reduz o volume de lixo descartado e produz fertilizante para plantas e jardins. Segundo a gerente da Divisão de Planejamento e Educação Ambiental, Daiana Bastezini, o impacto é direto. “Há menos lixo descartado, menos odores e menor impacto ambiental, além da redução de custos com transporte e destinação final”, destaca.
Além disso, Florianópolis registra resultados expressivos. Conforme o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alexandre Waltrick Rates, o município já distribuiu quase 3 mil kits de compostagem. “Hoje, recuperamos cerca de 13% dos resíduos orgânicos gerados na cidade, índice acima da média nacional. O formato online também amplia o acesso e atende à alta procura”, afirma.
As inscrições devem ser feitas pelo site minhocacabeca.pmf.sc.gov.br. Após o cadastro, o participante recebe um número de inscrição e as orientações para envio da documentação. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (48) 92001-6480.











