Ciclone em alto-mar provoca temporais em Santa Catarina neste fim de semana

    Visão de dentro de um carro com gotas de chuva caindo no para-brisa, representando o tempo chuvoso e instável, com frente fria e risco de ciclone em Santa Catarina.
    Foto: Airton Fernandes/SDC/Divulgação

    A atuação de um ciclone em alto-mar segue influenciando o tempo em Santa Catarina e mantém a condição de temporais, principalmente na metade leste do estado. As instabilidades persistem até domingo, 1º de fevereiro, com previsão de chuva intensa, descargas elétricas, rajadas de vento e chance de granizo.

    Temporais ganham força no sábado

    Ao longo da tarde deste sábado, 31, a circulação do ciclone se intensifica sobre o oceano. Com isso, os temporais ficam mais fortes. Entre os Planaltos e o Litoral, o risco é alto para destelhamentos, quedas de energia e alagamentos pontuais.

    Além disso, as rajadas de vento podem provocar danos à rede elétrica. Por isso, a recomendação é de atenção redobrada em áreas mais vulneráveis.

    Domingo tem perda gradual de intensidade
    Publicidade

    No domingo, o ciclone se afasta ainda mais da costa catarinense. Dessa forma, as instabilidades perdem força ao longo do dia. A partir da tarde, os temporais passam a ocorrer de forma mais isolada, com chuva pontualmente intensa entre o Litoral Norte e a Grande Florianópolis.

    Ainda assim, o tempo segue instável em parte do estado, exigindo acompanhamento das condições meteorológicas.

    Calor persiste mesmo com chuva

    Apesar da instabilidade, as temperaturas continuam elevadas durante o fim de semana. As mínimas ficam entre 15°C e 20°C. Já as máximas ultrapassam os 30°C em todas as regiões. No Planalto Norte e no Vale do Itajaí, os termômetros podem se aproximar dos 37°C.

    Novo ciclone eleva risco no início da semana

    No início da próxima semana, um novo ciclone deve se formar próximo à região Sudeste. Com isso, entre segunda-feira, 2, e quarta-feira, 4, a circulação marítima se intensifica no Litoral catarinense, aumentando a condição de chuva persistente e volumosa.

    A partir da madrugada de terça-feira, 3, os temporais tendem a ganhar intensidade, especialmente entre o Litoral Norte e a Grande Florianópolis. Nesse cenário, cresce o risco para alagamentos, enxurradas e possíveis deslizamentos.

    De acordo com os meteorologistas da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, a intensidade das chuvas depende diretamente da posição e da evolução do novo ciclone. Por isso, é fundamental acompanhar as atualizações da previsão do tempo nos próximos dias.

    Publicidade
    COMPARTILHAR