Hospital Infantil de Joinville realiza cirurgias de coluna com especialistas do Brasil e dos EUA

    Equipe cirurgica realizando cirurgias de coluna no Hospital Infantil de Joinville
    Foto: Assessoria do Hospital Infantil Jeser Amarante Faria/Divulgação

    O Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, em Joinville, promoveu a 9ª edição do Mutirão de Cirurgias de Coluna. A iniciativa reuniu especialistas do Brasil e dos Estados Unidos. Assim, o hospital reforçou um objetivo central. Devolver qualidade de vida a crianças e adolescentes com deformidades na coluna vertebral.

    Nesta edição, a equipe médica realizou 11 cirurgias. Além disso, o mutirão garantiu atendimento ambulatorial especializado a outras 18 crianças. Segundo o ortopedista do Hospital Infantil e coordenador da ação, Ricardo Acácio, o trabalho vai além do centro cirúrgico. Nesse sentido, a campanha prioriza o diagnóstico precoce. Ao mesmo tempo, assegura o melhor tratamento possível e amplia o acesso às técnicas mais modernas.

    Projeto reduz fila de espera 

    Mais do que isso, o projeto reduz a fila de espera no estado. Desde o início da iniciativa, as equipes já realizaram 89 procedimentos cirúrgicos. Com isso, Santa Catarina diminuiu de forma significativa o tempo de espera por cirurgias de coluna. Consequentemente, os pacientes avançam na reabilitação física e fortalecem a inclusão social.

    Publicidade

    A ação nasceu da parceria entre o Governo de Santa Catarina e a organização filantrópica internacional Global Spine Outreach. Dessa forma, o estado contou com o apoio de uma referência mundial em cirurgias de coluna. A entidade mantém filiação à Scoliosis Research Society, maior organização global dedicada ao estudo e ao tratamento da escoliose.

    Para o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, o Hospital Infantil de Joinville se consolida como referência estadual e nacional. Segundo ele, investir em cirurgias de coluna em crianças transforma a qualidade de vida de toda a família. Além disso, o secretário ressaltou a importância da cooperação internacional. Por isso, afirmou que ações como essa fortalecem e ampliam a saúde pública catarinense.

    Escoliose é a principal condição atendida

    A escoliose lidera as condições atendidas pelo mutirão. A doença provoca uma curvatura anormal da coluna. Entre os principais sintomas, aparecem a inclinação lateral do corpo, dores nas costas e alterações na estrutura anatômica. No entanto, o tratamento existe. Quando o diagnóstico ocorre de forma precoce, as chances de recuperação aumentam. Nesse processo, o acompanhamento pode incluir o uso de coletes, sessões de fisioterapia e, em situações específicas, cirurgia corretiva.

    Desde o início das atividades, o Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria integra a rede pública estadual. O Grupo Hospitalar Nossa Senhora das Graças administra a unidade, sob a gestão das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. Atualmente, o hospital realiza cerca de 12 mil atendimentos mensais, todos pelo SUS. Além disso, atua como referência em pediatria, com destaque para a cirurgia cardíaca pediátrica e a saúde mental.

    Em 2026, o hospital passou a integrar a lista dos 100 melhores hospitais 100% SUS do Brasil. O reconhecimento veio por meio de levantamento do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde.

    Publicidade