Audiência propõe que Escola Antonieta de Barros seja destinada a centro cultural

escola antonieta de barros centro florianopolis
Local está abandonado desde o fechamento da escola, em 2008 - Eduardo G. de Oliveira/Agência AL

O prédio onde funcionava a Escola Antonieta de Barros, no centro de Florianópolis, deve ser transformado num centro histórico e cultural da valorização da cultura negra catarinense. Essa foi a principal proposta da audiência pública promovida pela Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa na noite de terça-feira (17/9), com a presença de lideranças do movimento negro e cultural da capital. A proposta será apresentada ao governador Carlos Moisés.

A escola foi fechada em 2008 e a edificação pertence ao governo estadual, que é parte de um conjunto urbano tombado pelo município. Em 2017, o prédio chegou a ser cedido à Alesc, mas em março deste ano foi devolvido.

De acordo com a presidente da comissão, deputada Luciane Carminatti (PT), o imóvel, no centro histórico de Florianópolis, está abandonado há mais de dez anos e será necessária uma ampla reforma. Em 2016, a Secretaria Estadual de Educação estimou gastos de R$ 2 milhões para recuperar o local.

Publicidade

Na reunião dessa terça, foi sugerido que o prédio possa abrigar uma biblioteca e espaços para eventos e cursos. O diretor de gestão patrimonial da Secretaria de Estado da Administração, Welliton Saulo da Costa, órgão responsável pelo prédio onde funcionava a Escola Antonieta de Barros, disse que atualmente há somente um estudo em análise no governo estadual de utilização da edificação para o arquivo histórico.

Em breve, a comissão de Educação e Cultura da Alesc deverá se reunir com o governador para apresentar as propostas de uso do edifício.

Publicidade
COMPARTILHAR