Com a chegada das férias escolares e o aumento das atrações típicas da estação, bares e restaurantes de Santa Catarina intensificam as estratégias para atrair mais clientes. Assim, pratos sazonais, menus infantis e ambientes mais aconchegantes se tornaram apostas comuns neste inverno.
De acordo com a Abrasel-SC, o movimento nas principais cidades turísticas do estado pode crescer até 20% durante este período, quando comparado a um mês comum.
Juliana Debastiani, presidente da Abrasel em Santa Catarina, afirma que o turismo de inverno, especialmente na Serra Catarinense, ganha força com a combinação de eventos sazonais e as férias escolares. Dessa forma, o setor alimentício busca adaptar suas ofertas para atender a esse público crescente.
Cardápios adaptados e menus infantis ganham espaço
Por isso, muitos estabelecimentos reformularam seus cardápios. Fondues, caldos, sobremesas quentes e pratos com ingredientes típicos do frio são alguns dos destaques. Além disso, a harmonização com bebidas locais e o uso de produtos regionais têm sido fundamentais para oferecer experiências gastronômicas autênticas.
Ao mesmo tempo, os menus infantis surgem como uma alternativa para quem viaja com crianças. Com porções menores, pratos mais atrativos e opções saudáveis, os restaurantes buscam conquistar também os pequenos.
Apesar das boas perspectivas, o setor ainda tenta se recuperar das perdas registradas no mês de junho. Conforme levantamento da Abrasel em parceria com a Stone, as vendas em bares e restaurantes de Santa Catarina caíram 13% em relação a maio. No Brasil, a retração foi de 3,7%. Já na comparação com o mesmo mês do ano passado, a queda chegou a 5,8%.
Esse cenário, segundo Juliana, causa preocupação, especialmente porque junho costuma ser impulsionado por datas importantes, como a Semana dos Namorados. No entanto, ela acredita que os resultados negativos foram pontuais.
Nos primeiros cinco meses do ano, o setor apresentava desempenho mais positivo. Nesse período, Santa Catarina recebeu mais de meio milhão de turistas estrangeiros — em sua maioria, argentinos. “A forte presença desses visitantes foi essencial para os bons números da temporada de verão”, explica Juliana.
Diante disso, a expectativa é de que a tendência de crescimento continue nos próximos meses. “Esperamos uma recuperação mais sólida, mesmo com os desafios impostos pelos juros altos, inflação e perda de poder de compra”, conclui.