Acordo entre empresas, prefeitura e MP deve reativar 11 linhas de ônibus em São José

Um termo de acordo provisório será celebrado entre as empresas de transporte coletivo, o município de São José e o Ministério Público estadual para regular o transporte na cidade até a promoção de uma licitação ou a implementação de um sistema integrado para a região metropolitana. A informação foi repassada pelo secretário de Segurança, Defesa Social e Trânsito, Vânio Luiz Dalmarco, durante reunião na Câmara de Vereadores sobre o tema.

Acordo entre empresas, prefeitura e MP deve reativar 11 linhas de ônibus em São José
Anúncio do acordo foi feito pelo município e empresas durante Roda de Conversa na Câmara Municipal de São José nesta terça (19) – CMSJ/Divulgação/CSC

O documento prévio, nos moldes do que está sendo negociado entre o Estado e as empresas que operam as linhas intermunicipais da Grande Florianópolis, também vai permitir a retomada de linhas que vinham sendo operadas pelas empresas e foram suspensas por conta da pandemia do coronavírus. Segundo a prefeitura, o documento está em formulação e ainda não tem data definida para efetivação aos usuários do transporte coletivo.

Entre as 11 linhas que serão retomadas estão a ligação entre Campinas e a rua Heriberto Hülse, o Kobrasol e rua Leoberto Leal, da região Industrial até o Kobrasol passando pela fazendo do Max, de Forquilhinha para a Área Industrial, da Colônia Santana para o Kobrasol e o retorno das linhas do ônibus executivo, com tarifa diferenciada.

Publicidade

“Estávamos recebendo muitas reclamações da população quanto à suspensão das linhas e dificuldade de acesso ao transporte coletivo. Por isso promovemos a roda de conversa, para que o Município e as empresas pudessem se manifestar e trazer os encaminhamentos que estão sendo dados”, argumentou a presidente da Câmara, vereadora Méri Hang (PSD).

+ Linha UFSC Semidireto voltará a fazer baldeação no Titri e terá “atalho” no campus

Dalmarco também justificou que, em relação às linhas que são intermunicipais – que passam por São José ou tem origem em São José e terminam em outras cidades – todas as reclamações foram levadas ao governo do Estado Segundo o secretário o estado também foi questionado pelo Ministério Público sobre a demora na reposição dos horários. A solução agora foi então a assinatura de termo provisório entre o Estado e as empresas.

Publicidade