Aeroporto de Florianópolis testa tecnologia de reconhecimento facial para embarque

mulher vista de costas em frente ao totem de reconhecimento facial ao lado das catracas de check in
Reconhecimento facial está em implementação no Floripa Airport - Min. Infra/Divulgação/CSC

Um projeto idealizado pelo Ministério da Infraestrutura pretende tornar mais eficiente o processo de embarque e mais seguras as viagens aéreas.

Com o reconhecimento facial, o projeto embarque seguro começou a ser testado, nessa quinta-feira (8/10), no Aeroporto Internacional de Florianópolis. A intenção do Governo Federal é implantar o projeto paulatinamente nos principais aeroportos do país, quando a solução estiver aprovada.

A tecnologia de reconhecimento facial para a identificação do passageiro e embarque automático nos portões eletrônicos (e-gates) já é oferecida no mercado. O que não existia, até o momento, era um sistema nacional unificado que possibilitasse checar e validar, com rapidez e segurança, a identidade do passageiro a partir do cruzamento com diferentes bases de dados governamentais.

Publicidade

Os testes do projeto-piloto em Florianópolis serão realizados com passageiros voluntários da companhia aérea Latam. A conferência da identidade do viajante ocorrerá no momento do check-in eletrônico com a vinculação de uma foto ao bilhete aéreo, que permitirá o acesso facilitado do passageiro à sala de embarque. O embarque na aeronave ocorrerá por meio da biometria do viajante, sem a necessidade da apresentação de qualquer documento.

Publicidade