A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) lançou nesta quinta-feira (10/07) o projeto Para Mudar de Vida. O deputado estadual Mário Motta lidera a iniciativa, que vai levar 120 estudantes do ensino médio da rede estadual para um intercâmbio no polo tecnológico da China.
Os jovens vão estudar em instituições renomadas e, além disso, estagiar em empresas como a BYD. O projeto oferece oportunidades concretas no mercado de trabalho e amplia os horizontes dos participantes por meio da educação internacional.
O evento aconteceu no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright. O ex-juiz Marlon Reis, criador da Lei da Ficha Limpa, participou como representante da Tang Chinese Education — parceira oficial do programa. A instituição atua globalmente com intercâmbios educacionais e, pela primeira vez, firmou um acordo com um país da América Latina.
“Quero transformar a vida desses jovens por meio da educação. Além disso, vamos atrair investimentos para a indústria catarinense, fortalecer os laços com a China e construir uma política de estado para o desenvolvimento econômico”, afirmou Mário Motta.
Seleção criteriosa e preparação intensiva
Inspirado em experiências bem-sucedidas de estados como Paraná, São Paulo e Piauí, o projeto vai selecionar os estudantes por meio de uma Olimpíada do Conhecimento. A seleção ocorrerá em parceria com as seis coordenadorias regionais de ensino. Assim, a equipe vai priorizar alunos com alto desempenho escolar e perfil alinhado à proposta.
Antes da viagem, os selecionados vão concluir um curso intensivo de mandarim nível 4. Dessa forma, os participantes garantirão a preparação linguística e cultural necessária para a vivência no país asiático.
“A China lidera como maior parceiro comercial do Brasil. Esses jovens terão uma experiência única no coração tecnológico chinês. Além disso, vão dominar um idioma estratégico. O mercado global vai disputar esses profissionais”, afirmou Marlon Reis.
A diretora de Ensino da Secretaria de Estado da Educação (SED), Kênia Andresa Scarduelli, e a gerente de Ensino Médio e Profissional, Jocelete Isaltina da Silveira dos Santos, também participaram do lançamento.
“A educação transforma realidades. Que esse projeto marque, de fato, o início de uma grande jornada para cada estudante contemplado”, destacou Jocelete.