Ampliação de leitos hospitalares para crianças alivia pressão sobre UTIs

    Na Grande Florianópolis, porém, saturação continua

    O estado de Santa Catarina continua abrindo leitos hospitalares, tanto de enfermaria, quanto de terapia intensiva (UTI). Segundo a Secretaria de Estado da Saúde foram 96 leitos abertos desde o decreto de emergência no setor, em junho.

    Dos 96 novos leitos de atendimento infantil em Santa Catarina, 33 são de UTI pediátrica, 43 de UTI neonatal e 20 de cuidados intermediários.

    O Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, recebeu 4 leitos novos de UTI neonatal, 8 intermediários pediátricos e mais 7 leitos de enfermaria. Nessa semana o Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC), em Criciúma, recebeu expansão.

    Publicidade

    A projeção da Secretaria de Saúde estadual é de que até outubro serão abertos 152 leitos no SUS, entre pediátricos e neonatais.

    Ocupação dos leitos

    A expansão dos leitos tem resultado em um pequeno alívio nas taxas de ocupação das camas de internação e terapia intensiva. Da saturação observada há cerca de 2 meses a ocupação no momento é de aproximadamente 90%, porém com ocupação total em algumas regiões. A ocupação de todos os leitos de UTI neonatais em SC é de 87% e de UTI pediátricas 88% – na região da Grande Florianópolis, porém, a taxa é de 100% nesta terça-feira.

    Publicidade
    COMPARTILHAR