As novas vias previstas no Plano Diretor de Florianópolis

Minuta do plano mostra que ao menos 6 ruas e avenidas podem ser abertas na cidade

A minuta do Plano Diretor de Florianópolis, que foi apresentada neste sábado (27/8) à comunidade, de forma online, está praticamente pronta. A proposta prevê a criação de seis novas vias estruturantes na cidade.

As novas conexões são projetadas em Coqueiros, Cachoeira do Bom Jesus, Santo Antônio de Lisboa, Ingleses e duas no Campeche. Quatro são do tipo “via de transição”, como ruas comuns que ligam as vias integradoras dos bairros. Duas são projetadas como via integradoras, em Ingleses e Cachoeira.

Há ainda a possibilidade de uma nova via na Barra da Lagoa, porém a rua não foi indicada no caderno de diretrizes do distrito.

Possíveis novas vias em Florianópolis

Publicidade

Coqueiros: entre a rua Papa João XXIII e a Rua Cel. Ivan Dentice Linhares

Cachoeira do Bom Jesus: entre a Rua dos Jerivás e a Servidão Pacífico

Santo Antônio de Lisboa: da Rua Teodoro Manoel Dias, passando por trás do supermercado atacadista, até a Rua Manoel João Martins

Ingleses: Continuação da Av. Lions Internacional até a rua Martinho de Haro, cruzando o Rio Capivari e ligando com a Rua dos Lordes

Campeche: duas novas ruas ligando a SC-406 com a Av. Campeche – uma que sai entre as servidões João Quintino da Costa e Vassourinha até a Servidão Eurico Leopoldo Rodrigues; outra ao lado do Multi Open Shopping até o condomínio Garden Family.

Os cadernos com as diretrizes de cada distrito de Florianópolis estão disponíveis no site da revisão do plano diretor da capital.

Processo de revisão do Plano

A minuta da revisão do Plano Diretor de Florianópolis foi apresentada ao longo de 9h neste sábado (27), na abertura do Ciclo de Debates sobre o documento final, no âmbito do Conselho da Cidade.

O prefeito, Topázio Neto, lembrou das etapas realizadas até aqui, com a participação popular, e os próximos passos do processo. “A minuta apresentada é um resultado de diferentes fontes de contribuição. Nas audiências e consulta, a população pode expor diversos pontos sensíveis do seu bairro e distrito. Outras contribuições essenciais vieram das 29 oficinas realizadas com técnicos internos e externos ao executivo municipal”, explicou.

O texto preliminar do projeto de lei encaminhado ao Conselho da Cidade está disponível no site da revisão do Plano Diretor (bit.ly/PlanoDiretor2022), assim como outros materiais e documentos mencionados na transmissão, como o relatório de participação popular.

Além de disponibilizar os materiais da revisão, o site da revisão Plano Diretor agora conta com Minuta Interativa: uma plataforma onde o cidadão envia comentários e sugestões em artigos específicos do documento. Os comentários pode ser enviados até 2 de setembro.

Por Lucas Cervenka – reportagem@correiosc.com.br

Publicidade
COMPARTILHAR