Auditoria revela falhas na prestação de contas de 125 projetos em Florianópolis

Prefeitura afirma ter encontrado irregularidades em contratos de 37 organizações sociais com a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte

A Prefeitura de Florianópolis divulgou nessa quarta-feira (13/3) que encontrou diversas falhas em prestações de contas na Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte.

Segundo o município, as irregularidades foram apontadas em auditoria interna pedida pelo prefeito, Topázio Neto. A pasta teve o afastamento de secretário, Ed Pereira, na Operação Presságio, e continua a ser alvo de uma varredura para encontrar possíveis desvios.

A investigação iniciou em maio de 2023 e só terminou em fevereiro desse ano, com análise de contratos de 2019 até os firmados no ano passado.

Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte
Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte de Florianópolis é alvo de investigação sobre repasses a entidades – Foto: Street View/Divulgação/CSC
Publicidade

Segundo a prefeitura, foram encontrados 550 processos de prestação de contas relativos a parcerias firmadas ou executadas entre a secretaria e 37 organizações sociais para a realização de projetos esportivos comunitários. Foram 125 projetos com problemas em prestações de contas encontrados.

Os dados estão no relatório preliminar da auditoria, que será encaminhado ao núcleo anticorrupção da prefeitura, onde há uma parceria com a Polícia Civil, e depois a órgãos de controle externos, como o tribunal de contas.

O que foi encontrado

A prefeitura não divulgou quais problemas exatos foram encontrados, apenas os tipos, como falhas na seleção dos projetos, análises das prestações de contas, ausência de execução de atividades e até mesmo repasse de recursos a agentes públicos que também prestam serviços.

“Embora a operação Presságio, deflagrada pela Polícia Civil, trate de repasse de recursos a organizações sociais, os dados da auditoria da Prefeitura ainda não haviam sido repassados à Polícia Civil, pois estávamos concluindo o processo de análise. Com o conteúdo do relatório esperamos colaborar ainda mais com as investigações externas, já que reunimos um grande número de informações em investigações internas que estavam em andamento antes de qualquer conhecimento de outros eixos de apuração”, explica o controlador-geral do município, Rodrigo De Bona.

Ainda conforme o comunicado da prefeitura, nos próximos dias as organizações sociais poderão apresentar suas defesas e depois o relatório de auditoria será encaminhado para o Núcleo Anticorrupção.

Publicidade
COMPARTILHAR