A tarifa básica de pedágio na BR-116, no trecho administrado pela Autopista Planalto Sul, terá reajuste a partir da zero hora de 19 de dezembro de 2025. Assim, o valor passa a ser de R$ 8,70.
O novo valor vale para as cinco praças de pedágio da rodovia, instaladas em Fazenda Rio Grande e Rio Negro, no Paraná, além de Monte Castelo, Santa Cecília e Correia Pinto, em Santa Catarina.
O reajuste ocorre após autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres. Nesse sentido, a ANTT publicou a Decisão SUROD nº 1.390 em 15 de dezembro de 2025, no Diário Oficial da União.
De acordo com o contrato de concessão, vigente desde 14 de fevereiro de 2008, está previsto o reajuste anual da tarifa. Dessa forma, a adequação considera as revisões contratuais. Além disso, busca recompor o equilíbrio econômico-financeiro do contrato. Por fim, aplica a correção inflacionária com base no IPCA, que registrou percentual positivo de 4,46%.
As tarifas de pedágio financiam os serviços de atendimento pré-hospitalar e mecânico. Além disso, garantem a estrutura de monitoramento da rodovia.
Formas de pagamento
Além do pagamento em dinheiro, a Autopista Planalto Sul disponibiliza o pagamento por cartão de débito. Também oferece a opção por aproximação em suas praças de pedágio.
Praças de pedágio ao longo da concessão
- Km 134, em Fazenda Rio Grande/PR;
- Km 204, em Rio Negro/PR;
- Km 82, em Monte Castelo/SC;
- Km 152, em Santa Cecília/SC;
- Km 233, em Correia Pinto/SC.
Tabela de tarifas












