Bairro Monte Cristo vai ganhar pré-incubadora Cocreation Lab

área de pista de skate com galpão ao fundo com desenhos de grafite no muro; área sombreada por árvores
Pré-incubadora será instalada em um dos bairros mais pobres da capital para viabilizar projetos da própria comunidade - Divulgação/CSC

O bairro Monte Cristo, região continental de Florianópolis, vai ganhar uma unidade da pré-incubadora Cocreation Lab. A ação inédita é fruto da parceria entre a pré-incubadora, o Cedep (Centro de Educação Popular) e o Sebrae. As inscrições estão abertas até 23 de outubro e o início das atividades está previsto para 15 de novembro. Durante o período de inscrições, serão realizados eventos na comunidade para explicar o que é o projeto e incentivar as pessoas a participarem.

O Monte Cristo já esteve no topo da lista das localidades com mais mortes violentas da capital catarinense (2017) e também é um dos bairros mais pobres. Estima-se que o IDHM (índice de desenvolvimento humano municipal) do Monte Cristo seja 0,763 e a renda de 77% dos domicílios do bairro é de até 2 salários mínimos.

Pensando nas particularidades da comunidade, o Cocreation Lab Monte Cristo terá o desafio de fomentar o saber local para auxiliar no desenvolvimento da própria comunidade e adaptar a metodologia TXM Business para a realidade desse público, que apesar de muitas vezes apostar no empreendedorismo por necessidade, ainda tem muito potencial para explorar a inovação como possibilidade para melhorar de vida.

Publicidade

O projeto caminha junto de outras ações de desenvolvimento territorial realizadas pelo CEDEP recentemente, com apoio de entidades como o Sebrae – olhar para a comunidade e pensar o que pode ser feito para torná-la ainda mais fértil e empreendedora. O Centro de Educação Popular já é referência em desenvolvimento integral na região, com programas que atendem crianças, adolescentes e adultos. Segundo o educador social Cayo Louram Zahlouth Pedroso, o desenvolvimento territorial é uma perspectiva nova que permite que a instituição sonhe além dos muros.

“Já temos feito algumas ações em parceria com o Sebrae, como a Caderneta Social CEDEP, que dá mais autonomia e protagonismo aos moradores do que a distribuição de cestas básicas (as famílias recebem um vale-compra para usar no comércio local). Já estamos incentivando essa cultura do consumo dentro da própria comunidade, para que os moradores aproveitem e incentivem o território”, explica.

O Cocreation Lab Monte Cristo, a terceira unidade em Florianópolis, será nas instalações do Cedep. O edital está disponível no site da pré-incubadora.

Desde a fundação, já passaram pelo Cocreation Lab cerca de 300 projetos, dentre eles a Smart Tour Brasil, iniciativa que visa a criação de rotas turísticas inteligentes com uso de tecnologia que conquistou o Prêmio Nacional do Turismo 2019 na categoria Inovação Tecnológica e é finalista do Healing Solutions for Tourism Challenge, da Organização Mundial de Turismo; o Conexão Solar, projeto que busca popularizar a energia fotovoltaica no Brasil com soluções para empresas integradoras e residências; e a Newspass, primeira plataforma on-line que ajuda as escolas de ensino médio e os cursos pré-vestibulares no ensino de atualidades.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here