Baixa adesão leva São José a prorrogar campanha de vacina contra gripe

A campanha de vacinação contra a gripe foi estendida em São José devido à baixa adesão, alcançando apenas metade da população-alvo. Conforme comunidado nesta segunda (3), a prefeitura mantém a disponibilidade das doses em todas as 26 unidades básicas de saúde (UBS) do município, enquanto os estoques de 20 mil unidades durarem. A vacinação é aberta a todas as pessoas com mais de 6 meses de idade.

Apesar de 50 mil pessoas terem recebido a vacina, a cobertura alcançou apenas 50,25% da população-alvo de 100.355. Se todas as vacinas forem usadas, a cobertura na cidade chegará a aproximadamente 70%. A imunização anual é vital para mitigar sintomas e proteger contra as cepas da Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. Os interessados devem apresentar documento de identificação com foto e cartão SUS ou CPF, enquanto crianças e adolescentes precisam da caderneta de vacinação.

As UBS oferecem vacinação de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com algumas unidades estendendo o horário até as 22h para facilitar o acesso à imunização.

Polio

Publicidade

No sábado (8) ocorre o Dia D de Vacinação Contra a Poliomielite em 10 postos de saúde de São José, das 8h às 17h. Além da polio, outras vacinas, incluindo contra Covid, influenza e dengue estão disponíveis. São necessários documento de identificação e caderneta de vacinação para receber a dose. A meta do município é vacinar 95% das 15 mil crianças menores de 5 anos até 14 de junho. A baixa cobertura vacinal contra a paralisia infantil também preocupa os especialistas.

Publicidade
COMPARTILHAR