Batuk Freak neste sábado no Beco da Carioca, em São José

    Evento gratuito será em local histórico de trabalho de mulheres negras e contará com apresentações de expoentes da cultura afro em diversas áreas

    Quatro mulheres negras, usando roupas pretas, em apresentação
    Um dos grupos que resgata a cultura negra por meio da arte na capital é o Coletivo NEGA (Negras Experimentações Grupo de Artes) o único grupo de Teatro Negro de Santa Catarina - Foto: Coletivo Nega/Divulgação

    Neste sábado (14 de abril) a Βatuk Freak apresenta sua nova plataforma cultural no Centro Histórico de São José. A festa Negra vai ocupar o recém revitalizado Beco da Carioca com música, arte, debates, reflexão e cultura. Na edição de estreia serão recebidas artistas negras da região que se destacam nas mais diversas áreas, para celebrar e homenagear a importância e a contribuição do trabalho da mulher negra na sociedade.

    As atrações contam com as DJs Bárbara Brum, Dayana Pinto e Gabriela Campos. Nas apresentações, Coletivo NEGA, Mooa Martins & Trama Feminina e também o Sarau de Poesia “Marielle Presente!”. Haverá também feira afro, projeções de documentários e vídeos pela Cinemateca Catarinense, além de espaço para piquenique.

    Organizada pela Cinemateca/ABD-SC uma reunião de políticas culturais propõe estreitar articulações em nível dos municípios, no âmbito estadual e nacional. Esse primeiro encontro tem como tema as políticas públicas do cinema e audiovisual e o compartilhamento de informações sobre os editais de produção em aberto, voltados para temas afro-brasileiros, indígenas e para estreantes diretoras mulheres, negras, trans e indígenas.

    Publicidade

    É um evento gratuito em um local histórico de trabalho da mulher negra em São José. Era no Beco da Carioca que as lavadeiras, em sua maioria mulheres negras, tiraram seu sustento por décadas. A Batuk Freak conta com o apoio do Conselho Municipal de Politicas Culturais de São José, da Fundação Municipal de Cultura e Turismo de São José, da Cinemateca Catarinense ABD/SC, da Prefeitura de São José e da Câmara de Vereadores de São José.

    Publicidade