Binário da UFSC e novas linhas entram em operação na sexta (21)

Av Cesar Seara
Av Cesar Seara, ligando Pantanal e Carvoeira, continuará em mão dupla - Foto: Leonardo Sousa/PMF

A partir desta sexta-feira (21/4), o binário de trânsito da UFSC, entre o Pantanal e a Carvoeira, começa a funcionar em Florianópolis. Além disso, algumas linhas do transporte coletivo terão mudanças em seus trajetos. Neste dia, feriado de Tiradentes, os ônibus serão gratuitos em Florianópolis e com horário de domingo. Já as novas linhas terão horário completo de dia útil para testes.

Com a implementação do binário, a Rua Edu Vieira terá sentido único da Via Expressa Sul para a UFSC e a Carvoeira, pela Capitão Romualdo de Barros, terá sentido inverso. A expectativa é que a mudança reduza o tempo de deslocamento e melhore a fluidez do trânsito na região, facilitando o acesso e a saída da universidade. A Av César Seara continuará em mão dupla, ligando os bairros.

A criação do binário é apontada há alguns anos como uma solução para a região da UFSC, já que a duplicação completa da Rua Deputado Antônio Edu Vieira teria um custo muito elevado de desapropriações.

Esquema geral do binário de trânsito da UFSC
Esquema geral do binário de trânsito da UFSC – Imagem: CSC

Mudanças nos ônibus

Publicidade

Além disso, sete linhas de ônibus terão mudanças para se adaptar ao novo binário. Entre as principais mudanças estão: substituição da 185 – UFSC Semidireto por uma nova (188 Ticen – UFSC), que passará pelo túnel, usará ônibus articulados e terá horários de fim de semana, criação da linha 180 – TITRI – Pantanal via Carvoeira e unificação de linhas Volta ao Morro.

As duas linhas Volta ao Morro Norte (135 e 137) terão horários unificados na linha 135 – Volta ao Morro Norte via TITRI. O mesmo acontece com os trajetos de Volta ao Morro Sul (136 e 138) serão agrupados na linha 138 – Volta ao Morro Sul via TITRI, também com os horários somados. A novidade é que com as mudanças, as duas linhas passarão pelo binário.

UFSC debate binário

A prefeitura não realizou debates com a comunidade para explicar as mudanças no trânsito na região. Na última sexta-feira (14) coube à universidade fazer uma audiência para discutir os impactos de obras na Edu Vieira e implantação do sistema binário.

Segundo Carolina Cannella Peña, coordenadora de Planejamento de Espaço Físico do Departamento de Arquitetura e Engenharia, em comunicação oficial enviada à UFSC, a Prefeitura de Florianópolis revelou que o corredor para o transporte coletivo e outras melhorias presentes nos projetos originais de reformulação da Rua Edu Vieira virão em uma segunda etapa, a qual, quando ocorrer, irá demandar mais desapropriações de áreas da UFSC.

O Conselho Universitário (CUn) também debaterá a questão na próxima quarta-feira (19), às 14h, em sessão aberta à comunidade.

Publicidade
COMPARTILHAR