Bloco Onodi é cancelado no formato de arena e tenta manter desfile no domingo

Bloco Onodi, no Campeche
Bloco Onodi, no Campeche: impasse sobre local fixo por 4 dias resultou em cancelamento; desfile ainda pode ocorrer - Foto: Onodi/Divulgação/CSC

O bloco Onodi, tradicional no bairro Campeche, foi totalmente cancelado, conforme anúncio dos organizadores nesta sexta-feira (9/2). O bloco fora transferido para a Beira Mar Continental após resistência para que não ocorresse no novo formato no campo do Pacuca (o campo de pouso de Exupery, local tombado), no sul da ilha.

Conforme o comunicado, a folia dos dias 10, 12 e 13 (sábado, segunda e terça), está cancelada. A organização do bloco informou que segue trabalhando para que o tradicional desfile de domingo aconteça ainda no Campeche.

O que aconteceu:

Publicidade

O tradicional bloco do Onodi (“eu não dei”, no linguajar açoriano catarinense) era um formato que percorria as ruas do Campeche. No ano passado, o evento, além do desfile, foi sediado também de forma fixa no campo do Pacuca em um dia; porém, nesse ano, o novo formato seria uma “arena” de carnaval, que teria 4 dias de duração. A ideia não foi bem aceita por parte da comunidade. Moradores do entorno do campo, por exemplo, reclamavam dos possíveis impactos.

Então, a Amocam (Associação dos Moradores do Campeche) passou a questionar a organização do bloco, que aparentemente foi “privatizado”, sobre as licenças para uso da área do Pacuca, que é em parte da prefeitura e em parte de propriedade da União, com controle pela Aeronáutica, a partir da Base da Aérea de Florianópolis.

Segundo esclarecimentos do MPF e da Amocam, o evento não tinha os alvarás, mas, mesmo assim, não houve decisão sobre seu cancelamento ou transferência para o Estreito; as entidades afirmam que a Aeronáutica não havia dado a autorização para uso da área, que é tombada; já a organização do bloco afirmou publicamente através das redes do bloco que tinha todos os alvarás e que supostamente houve decisão para impedir o evento no local.

Como primeira solução, a instalação da arena Onodi fora transferida para a Beira-mar Continental de Florianópolis, porém a Polícia Militar não tinha o efetivo para fazer a segurança do evento e não concordou com o local no Estreito, assim como o MPSC; então, na noite dessa sexta, os organizadores emitiram comunicado cancelando o bloco.

O movimento que resultou na não realização do Onodi no campo do Pacuca divide a comunidade do Campeche, entre os que reclamam da ação e os que a consideram justa, por não concordarem com o novo formato de arena e preferirem o tradicional bloco de rua.

Conforme o comunicado da organização, os foliões que adquiriram ingressos das áreas exclusivas e camarote poderão solicitar reembolso pelo site Pensa no Evento. A realização do desfile ainda deve ser confirmada.

+ Confirma mais informações sobre o Carnaval em Floripa
+ Atrações de bloquinhos infantis

Publicidade
COMPARTILHAR