Bloqueio atmosférico: temporais voltam a ocorrer em Santa Catarina nos próximos dias

    A atuação de um bloqueio atmosférico, que têm mantido as instabilidades aprisionadas entre o Uruguai e a região Sul do Brasil desde a última semana, deve impedir que a frente fria que chegou ao estado nesta quinta-feira (9) avance em direção ao Sudeste. Assim, a previsão para este sistema é que o bloqueio permaneça entre o centro/norte do RS e áreas de SC que fazem divisa com o estado gaúcho até o início da próxima semana. O prognóstico foi elaborado pela Defesa Civil de SC.

    Na sexta-feira (10), a instabilidade recua em direção ao RS, mas segue mantendo condição para temporais isolados com chuva pontualmente intensa, especialmente entre o Litoral Sul e as áreas serranas mais próximas ao litoral.

    No sábado (11), a chuva recua ainda mais para sul, favorecendo aberturas de sol e aquecimento em áreas do centro/norte do estado, incluindo trechos do Vale do Itajaí, Litoral Norte e Oeste, onde as temperaturas devem variar de 27°C a 32°C. Desta forma, também há risco para temporais isolados nestas regiões.

    Publicidade

    No domingo (12), a formação de uma nova área de baixa pressão atmosférica segue favorecendo o registro de chuvas intensas e volumosas entre o nordeste do RS e parte do Planalto Sul e Litoral Sul catarinense. Em áreas do Oeste que fazem divisa com o RS, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, a combinação calor e a proximidade das instabilidades favorecem a formação de temporais isolados entre a tarde e à noite.

    Na segunda-feira (13), uma frente fria se forma no oceano e começa a se deslocar lentamente para norte, favorecendo não só a continuidade das chuvas nas áreas anteriormente citadas, como também aumentando o risco para temporais isolados em todas as regiões catarinenses. Na terça-feira (14), o sistema ainda segue favorecendo chuvas no norte de SC, mas ao longo do dia o avanço de uma área de alta pressão associado a uma massa de ar frio e seco passa a firmar o tempo em todo o estado, além de provocar um declínio nas temperaturas.

    Publicidade
    COMPARTILHAR