Campanha lança cartilha para uso correto de lentes de contato

    Uma pessoa em frente a uma pia segura nas mãos lentes de contato, com a embalagem apoiada no balcão. A imagem ilustra a notícia de que há uma cartilha com itens para o uso correto das lentes de contato.
    Estudos mostram que em torno de 80% dos usuários têm hábitos inadequados de uso com as lentes de contato. Sociedade Catarinense de Oftalmologia/Divulgação/CSC

    A Sociedade Catarinense de Oftalmologia apoia ação inédita de conscientização sobre uso de lentes de contato através da campanha “Setembro Safira”, que busca educar os usuários, em cartilha com “10 mandamentos”, sobre a melhor forma de usar as lentes, evitando complicações na saúde da córnea.

    Estudos mostram que em torno de 80% dos usuários têm hábitos inadequados de uso com as lentes de contato, entre os principais estão: o não descarte das lentes dentro do prazo de validade, molhá-las durante o contato com a água de chuveiro, piscina ou mar. Outras preocupações dos oftalmologistas são o hábito de dormir com as lentes, a falta de higiene e o uso de produtos adequados para a desinfecção diária.

    A médica oftalmologista Claudia Del Claro explica que as lentes de contato são excelentes recursos ópticos e uma alternativa ao uso dos óculos, possibilitando maior qualidade de vida, conforto visual e ampliam o campo de visão. Em doenças como ceratocone e outras deformidades na córnea, as lentes são os únicos recursos ópticos capazes de oferecer boa qualidade de visão.

    Publicidade

    Orientações para uso correto das lentes de contato

    1- Lave bem as mãos com água e sabão e seque completamente antes de manusear as lentes.
    2- Para limpar e armazenar, use somente a solução de limpeza específica para lentes de contato. (não use soro fisiológico ou água). Faça movimentos de fricção e enxágue diariamente após o uso.
    3- Todos os dias, após colocar as lentes nos olhos, despreze completamente a solução multiuso que ficou no estojo e limpe-o com a própria solução. Substitua o estojo a cada 3 meses.
    4- Não use as lentes após seu vencimento (respeite o prazo de validade do fabricante).
    5- Não durma com as lentes de contato.
    6- Não tome banho de chuveiro ou mergulhe em mar, rio ou piscina com as lentes de contato.
    7- Use colírios lubrificantes próprios para o uso com lentes de contato.
    8 – As lentes de contato não substituem completamente os óculos. Alterne diariamente o seu uso com os óculos.
    9 – Faça higiene nos cílios diariamente com xampu neutro ou produtos não oleosos próprios para o uso oftalmológico.
    10 – As lentes de contato devem ser adaptadas e supervisionadas pelo médico oftalmologista. Em caso de desconforto, dor, olhos vermelhos ou visão embaçada suspenda o uso e procure atendimento.

    Publicidade