CAPS da UPA Continente iniciou atendimento nesta segunda

Previsão da prefeitura é de que neste ano passe a atender 24h

sala do caps com prateleiras com livros e um sofá na frente
Atual equipe de 13 profissionais do CAPS Continente atende uma média de 40 pacientes que buscam auxílio psicológico, médico, farmacêutico e de terapias em grupos; quadro de pessoal e quantidade de leitos devem aumentar em breve, estima a prefeitura - Foto: Cristiano Andujar/PMF

O Caps AD Continente (Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas) iniciou nesta segunda-feira (11/2) as atividades de acolhimento na nova estrutura física, situado no segundo andar do prédio onde também funcionará a UPA Continente, no bairro Jardim Atlântico, Florianópolis.

O Caps Continente funcionava em uma casa alugada no Estreito. Agora terá um espaço físico de 837 m² com refeitório, farmácia, sala de enfermagem, observação, convivência e de oficinas. O horário de funcionamento é das 8h às 18h, mas a previsão da Prefeitura de Florianópolis é que nos próximos meses passe a atender 24h e a oferecer 10 leitos de internação.

Atualmente o Caps AD atende a uma média de 40 pacientes que buscam auxílio psicológico, médico, farmacêutico e de terapias em grupos. A equipe de atendimento é composta por 13 profissionais.

Publicidade

“A Prefeitura está abrindo concurso público para a contratação de novos profissionais da saúde e com isso teremos condições de estender o horário de atendimento com a implantação de mais uma equipe”, explicou na inaguração o secretário de Saúde, Carlos Alberto Justo da Silva.

Outro Caps que também terá seu prédio totalmente revitalizado é o da Ponta do Coral, situado na Agronômica. O projeto arquitetônico está pronto e a Prefeitura já está com recursos disponíveis, apenas aguarda a avaliação do Ipuf quanto ao tombamento do prédio para que a obra possa ser licitada. Enquanto o prédio estiver em reforma, o atendimento ocorrerá no Estreito, no endereço antigo do Caps Continente, situado na rua José Cândido da Silva, 125.

O início das atividades foi marcado pela presença do prefeito Gean Loureiro, do secretário municipal de Saúde, servidores municipais e gestores de outras pastas da Prefeitura. “Estamos investindo no atendimento em saúde mental porque entendemos que as pessoas precisam ter acesso e apoio para sua recuperação e assim voltar saudável para o meio social”, disse o prefeito.

Publicidade