
A Igreja Católica tem um novo líder. A fumaça branca saiu da Capela Sistina nesta quinta-feira (08/05), no segundo dia do conclave, confirmando a eleição do cardeal norte-americano Robert Francis Prevost como Papa. Ele adotou o nome Leão XIV.
Robert Prevost é o 267º pontífice da história. É também o primeiro Papa dos Estados Unidos e o primeiro vindo de um país de maioria protestante. Sua eleição foi confirmada com pelo menos 89 votos dos 133 cardeais presentes, superando os dois terços exigidos.
Embora americano, o novo Papa construiu sua trajetória religiosa na América Latina. Atuou por mais de uma década no Peru, onde foi pároco, professor de seminário, administrador e bispo emérito de Chiclayo.
Nascido em Chicago, em 14 de setembro de 1955, Prevost ingressou no seminário da Ordem de Santo Agostinho ainda jovem. Entre 1985 e 2001, alternou períodos de trabalho entre o Peru e os Estados Unidos.
Nomeado cardeal pelo Papa Francisco em setembro de 2023, ocupava o cargo de Prefeito do Dicastério para os Bispos desde abril de 2023. Substituiu o cardeal Marc Ouellet nessa função.
Agora, como Papa Leão XIV, Prevost assume a liderança da Igreja em um momento de desafios e transformações.