Casa de Câmara e Cadeia de Florianópolis é restaurada

fachada do prédio histórico renovada com as cores originais em amarelo claro e branco em volta das janelas
Obra iniciou em 2014 e teve diversas paralisações por falta de recursos - Foto: Iphan/Divulgação

A capital catarinense ganha um novo equipamento cultural e atrativo turístico a partir da próxima terça-feira (4/9). A antiga Casa de Câmara e Cadeia de Florianópolis foi integralmente restaurada e modernizada, por meio de uma ação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em convênio com a prefeitura. Agora, o edifício receberá o Museu da Cidade, que será implantado e gerido pelo Sesc, encerrando um período de anos sem uso.

Foram investidos mais de R$ 7,5 milhões na restauração do edifício do século XVIII, sendo cerca de R$ 4 milhões advindos do Iphan, por meio do Fundo Nacional de Cultura. A obra, que iniciou em 2014 e teve diversas paralisações, contemplou tanto o restauro arquitetônico, recuperando as características históricas da antiga Casa de Câmara e Cadeia, quanto a modernização necessária para o novo uso, conferindo condições adequadas de acessibilidade, iluminação e climatização das salas.

O local é de grande importância histórica para Florianópolis, cujo edifício foi inaugurado em 1780 para abrigar o poder legislativo e a cadeia da antiga Nossa Senhora do Desterro. O casarão de características luso-brasileiras, localizado na Praça XV de Novembro, recebeu muitas alterações ao longo do tempo e, nos últimos anos em atividade, sediou a Câmara Municipal de Florianópolis. Com a nova proposta de uso, o museu irá contar com um espaço que retrata a história da cidade, utilizando ferramentas interativas e dinâmicas, além da história da própria edificação, que é uma das três mais antigas da cidade.

Publicidade

A intervenção está entre uma série de investimentos que o Governo Federal, por meio do Iphan, vem realizando no Patrimônio Cultural de Florianópolis nos últimos anos. Uma delas é a restauração do Museu Victor Meirelles, já em fase de conclusão. Também está em curso a revitalização do Largo da Alfândega, cuja obra foi iniciada em agosto.

A entrega da obra de restauração será em cerimônia realizada no local, às 11h30 do dia 4, com a presença da superintendente do Iphan em Santa Catarina, Liliane Nizzola, e o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, entre outras autoridades locais.

Publicidade
COMPARTILHAR