Uma operação integrada entre a Polícia Civil, a Polícia Militar e a Guarda Municipal de Florianópolis resultou, na manhã desta quinta-feira (24), no desmantelamento de um centro clandestino de distribuição de internet na comunidade da Serrinha, na Capital.
A ação é um desdobramento da Operação “Fio Desencapado“, que investiga receptação de cabos e equipamentos furtados. Durante os levantamentos iniciais, as equipes de segurança receberam informações sobre a oferta irregular de serviços de internet na região.
Durante uma abordagem a um veículo suspeito, os agentes localizaram diversos equipamentos de operadoras de telefonia móvel, como Vivo, Claro e TIM. Um dos ocupantes do veículo indicou o ponto de origem dos materiais usados nas instalações clandestinas.
Ao se dirigirem ao local indicado — já monitorado pelas forças de segurança —, os policiais encontraram grande quantidade de equipamentos de recepção e distribuição de sinal de internet. Técnicos das próprias operadoras, que acompanharam a operação, reconheceram os materiais como pertencentes às respectivas empresas.
O espaço funcionava como um centro de distribuição clandestino, oferecendo serviços ilegais e sem qualquer respaldo técnico ou regulatório.