Chapecó ganha veículo blindado para reforçar a Guarda Municipal

    Foto do veículo blindado Tsunami da Guarda Municipal de Chapecó, usada para ilustrar o reforço na estrutura de segurança do município.
    Foto: Leandro Schmidt/Divulgação

    A Guarda Municipal de Chapecó reforçou a estrutura de segurança nesta terça com a chegada de um veículo blindado. A entrega ocorreu pela manhã e marcou uma nova etapa nas operações de maior risco. A doação veio da empresa Prosegur, o que garantiu o reforço sem custos para o município. Além disso, a prefeitura já planeja adaptações para ampliar o uso do equipamento.

    O caminhão é um Mercedes-Benz 914, com blindagem opaca nas laterais e nos vidros, protegendo até contra fuzil 7.62. Ele possui certificações dos Ministérios do Exército, da Justiça e da Polícia Federal. O gerente executivo da Prosegur, Sandro Tadeu de Carvalho, explicou que a doação surgiu após conversas com o vice-prefeito Valmor Scolari.

    O prefeito João Rodrigues afirmou que o blindado fortalece a capacidade de resposta da Guarda. Além disso, ele destacou que a boa relação com a iniciativa privada permitiu o investimento. A prefeitura, por sua vez, vai instalar drone, giroflex e equipamentos de apoio para atuação em ocorrências de ordem pública.

    Publicidade

    O secretário de Segurança Pública, Clóvis Ari Leuze, explicou que Chapecó não possui áreas de difícil acesso. Mesmo assim, o blindado funciona como ferramenta preventiva. Ele também ressaltou que o custo de manutenção é baixo.

    O comandante da Guarda Municipal, Luiz Antônio Stobe, informou que o veículo comporta até cinco agentes. Ele ainda será equipado com armas longas, calibre 12, granadas e munição de efeito moral. Além disso, terá kit de primeiros socorros.

    O diretor de Segurança e Ordem Pública, Roger Lima, acrescentou que o Tsunami, nome que a equipe deu ao blindado, vai reforçar a segurança nos jogos da Série A.

    Publicidade
    COMPARTILHAR