Chuva intensa provoca alagamentos na Grande Florianópolis

    Segundo a Defesa Civil, acumulado na capital supera 145mm

    A Defesa Civil estadual divulgou boletim na manhã desta segunda-feira (1/03) sobre a situação da chuva intensa e volumosa que atingiu Santa Catarina desde quinta (25/2), ocasionando deslizamentos de terra e alagamentos em diversos municípios.

    Nas últimas 12 horas, Florianópolis teve o registro de maior acúmulo de chuvas, totalizando 145.8 mm, seguida por Tijucas (103 mm), São José (95 mm), Itajaí (86 mm), Itapema (83 mm),  Garuva (81.4 mm) e Palhoça (78 mm).

    Já os municípios com menos chuvas registradas das 20h48 de domingo (28/02), às 8h48 desta segunda-feira (1/03), foram: Balneário Piçarras (49 mm), Ilhota (50 mm), Penha (50 mm), Joinville (51 mm), Bombinhas (52 mm) e Porto Belo (59 mm).

    Foto: Defesa Civil/Divulgação/CSC
    Publicidade

    Por conta da chuva intensa na região da Grande Florianópolis, na manhã dessa segunda-feira (1/03) ocorreu um novo deslizamento de terra Via Expressa (BR 282), próximo ao Morro da Caixa, interditando duas faixas sentido São José. Máquinas já estão no local retirando pedra e lama da rodovia. Já havia ocorrido um deslizamento de terra nesse mesmo local, em 25 de janeiro deste ano.

    Marcelo Martins, meteorologista da Epagri/Ciram explica que todo o município de Florianópolis está sob influência de um sistema de alta pressão no início desta semana, jogando a umidade do vento leste e nordeste para a costa catarinense. “Fica praticamente o dia inteiro, favorecendo essa entrega de umidade”, afirma.

    As chuvas persistentes devem permanecer na Capital até quarta. “Essa condição deve ampliar para a região Oeste, onde não tem chovido”, antecipa Martins.

    De acordo com o aviso meteorológico da Epagri/Ciram, a chuva será persistente até o meio-dia de terça-feira (02/03), moderada a forte em alguns momentos, especialmente durante essa segunda-feira (1/03), com trovoadas isoladas e totais elevados em curto intervalo de tempo. A previsão é de que a média fique de 30 a 50 mm e pontuais acima de 60 mm no período. Fica mantido os alagamentos e risco de deslizamentos nas regiões do Litoral, especialmente na Grande Florianópolis e Litoral Norte, e médio e baixo Vale do Itajaí.

     

     

    Publicidade