Chuvas e ventos fortes marcam início da semana em Santa Catarina

    clima para amanha previsao do tempo ventos fortes, mar agitado ciclone nuvens
    Foto: Divulgação/CSC

    Santa Catarina iniciou a semana sob céu encoberto e chuvas isoladas, com destaque para o sul do estado e Grande Florianópolis nesta segunda-feira (08/09). Além disso, a aproximação de uma frente fria vinda do Rio Grande do Sul provoca aumento da instabilidade, trazendo risco de temporais, ventos fortes e mudanças significativas no clima nos próximos dias.

    Entre segunda e terça-feira, o estado deve registrar chuvas intensas e acumulados que podem superar 50 mm em pontos localizados, especialmente no Grande Oeste e Planalto Sul. No entanto, a partir de quarta-feira, o tempo melhora gradualmente, com queda das temperaturas e predomínio de céu claro até sexta-feira. Portanto, a Defesa Civil recomenda atenção redobrada para alagamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica, principalmente até o início da tarde de terça-feira.

    Segunda-feira (08/09)

    O dia começou com muitas nuvens e chuvas fracas a moderadas em algumas regiões. No entanto, no decorrer da tarde e da noite, o avanço da frente fria favorece chuvas mais intensas, principalmente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. Além disso, há risco moderado de alagamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica.

    Publicidade

    Os ventos sopram de norte/nordeste, com intensidade moderada, e o mar fica agitado, com ondas de até 2,5 m próximo à costa do Litoral Sul e 3 m em alto mar. Em relação às temperaturas, elas variam entre 16°C e 22°C, com pouca mudança ao longo do dia.

    Terça-feira (09/09)

    Na madrugada e manhã, a frente fria avança para todas as regiões, provocando chuvas e temporais de forma mais isolada. Durante o evento, os acumulados médios de chuva devem variar entre 20 e 40 mm, podendo superar 50 a 60 mm, especialmente no Grande Oeste e Planalto Sul. Dessa forma, o risco para ocorrências relacionadas a alagamentos, enxurradas pontuais, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica permanece moderado a alto até o início da tarde.

    Em seguida, a entrada de uma massa de ar seca estabiliza o clima e provoca queda das temperaturas. Além disso, os ventos mudam de norte/nordeste para sudoeste/oeste, com rajadas que podem superar 50 km/h. Ao mesmo tempo, o Ciclone Extratropical que se forma no litoral do Rio Grande do Sul intensifica os ventos no Meio-Oeste e Litoral, principalmente nas áreas serranas, e deixa o mar agitado entre o Litoral Sul e Florianópolis, com ondas de 2 a 3 metros, podendo atingir picos maiores em alto mar.

    Quarta-feira (10/09)

    Com a chegada de uma massa de ar seca e fria, o tempo fica firme em todo o estado. Nesse sentido, as mínimas podem ficar abaixo de 10°C no Grande Oeste, planaltos, Alto Vale do Itajaí e regiões serranas da Grande Florianópolis. Nas áreas litorâneas, a mínima varia entre 10°C e 15°C. Ao longo da tarde, o sol predomina, e as temperaturas sobem, superando 20°C na maior parte do estado e chegando a 30°C no Extremo Oeste. Portanto, o risco de ocorrências relacionadas ao clima é baixo, embora o contraste de temperatura em relação aos dias anteriores possa ser sentido.

    Quinta-feira (11/09) e sexta-feira (12/09)

    A permanência de um sistema de alta pressão garante dias firmes e ensolarados. Dessa forma, as manhãs continuam frias, principalmente nas regiões serranas e planaltos, mas os termômetros sobem rapidamente à tarde, registrando grande amplitude térmica. Nas áreas litorâneas, algumas nuvens ainda podem aparecer, porém, sem previsão de chuva.

    Publicidade