Ciclone extratropical provoca vendaval e chuva intensa entre sexta (7) e sábado (8)

    Defesa Civil alerta para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas

    Formação de nuvens escuras sobre o mar e a cidade, ilustrando a aproximação de temporais causados pela passagem de um ciclone extratropical em Santa Catarina.
    Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Arquivo/SECOM/Divulgação

     

    Entre esta sexta-feira (07/11) e o sábado (08/11), Santa Catarina deve enfrentar um período de tempo severo. A formação de um ciclone extratropical em alto mar, entre as costas Sul e Sudeste do Brasil, deve favorecer a ocorrência de chuva intensa, ventos fortes, raios e granizo em várias regiões do estado.

    As instabilidades começam a se formar ainda pela manhã nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul. No entanto, é durante a tarde que as tempestades devem ganhar força, especialmente no Grande Oeste e nos Planaltos. Nessas áreas, o risco é alto para destelhamentos, quedas de árvores, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas.

    Publicidade

    Além disso, entre o fim da tarde e a noite, as tempestades avançam em direção à Grande Florianópolis, ao Vale do Itajaí e ao Litoral Norte. Durante esse período, as rajadas de vento podem ultrapassar os 80 km/h e a chuva tende a cair com forte intensidade em curtos intervalos.

    Na madrugada de sábado, o risco de temporais diminui gradualmente. Ainda assim, o vento deve se intensificar no Litoral, deixando o mar agitado e aumentando o risco de ressaca.

    Quinta-feira com tempo firme e temperaturas elevadas

    Antes da virada no tempo, a quinta-feira (6) deve ser de predomínio de sol em boa parte do estado. Por outro lado, o Leste catarinense terá mais nebulosidade, com possibilidade de chuva fraca passageira nas áreas serranas próximas ao litoral. Mesmo assim, o risco para ocorrências é baixo. No amanhecer, as temperaturas ficam próximas dos 5°C na Serra, enquanto nas demais regiões variam entre 8°C e 14°C. Ao longo da tarde, os termômetros sobem e chegam a 29°C no Oeste, enquanto nas demais regiões os valores ficam entre 20°C e 25°C. Os ventos ainda sopram com intensidade no Litoral, com rajadas entre 40 e 60 km/h. Além disso, o mar permanece agitado, com ondas entre 1,5 e 2,5 metros.

    Sexta-feira com alerta máximo para temporais

    Na sexta-feira (7), a intensificação de uma área de baixa pressão em diferentes níveis da atmosfera dará origem a uma frente fria e, consequentemente, ao ciclone extratropical. Com isso, a atmosfera ficará bastante instável, o que deve favorecer a formação de temporais com raios, ventos fortes, chuva intensa e granizo.

    As instabilidades começam nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul durante a madrugada, mas se intensificam entre a tarde e a noite, quando o risco aumenta em todas as regiões. O destaque fica para o Grande Oeste e o Norte do estado, onde as condições serão mais severas. Paralelamente, o mar continuará agitado, com ondas entre 1,5 e 2,5 metros e picos que podem chegar a 3 metros no Sul.

    Sábado com ventos fortes e mar muito agitado

    No sábado (8), o ciclone extratropical já formado começa a se afastar gradativamente da costa catarinense. Mesmo assim, sua influência mantém o tempo instável, com maior nebulosidade e pancadas de chuva em diferentes pontos do estado. No Litoral Sul, a chuva ainda pode ser pontualmente intensa.

    Os ventos associados ao sistema permanecem fortes, variando entre 70 e 90 km/h, especialmente nas áreas costeiras e serranas. Em alguns pontos, as rajadas podem alcançar os 100 km/h. Por isso, o risco segue alto para destelhamentos, queda de galhos e danos em estruturas. Além disso, o mar deve ficar muito agitado, com ondas de 3 a 4 metros e picos maiores em alto mar, o que aumenta o perigo de ressaca.

    Domingo marca a melhora do tempo

    A partir de domingo (9), o ciclone se afasta para alto mar e uma massa de ar seco começa a atuar sobre o estado. Dessa forma, o tempo volta a ficar estável em praticamente todas as regiões. Apenas o Litoral deve registrar chuvas fracas e passageiras.

    Com a mudança no padrão do tempo, as temperaturas também diminuem. As madrugadas ficam mais frias, com marcas entre 5°C e 10°C na Serra e entre 10°C e 15°C nas demais regiões.

    Publicidade