Ciclone pode causar ressaca e ventos de 80 km/h no litoral de SC

    Ondas entre 4 e 5 metros próximas à costa no Litoral Sul e Grande Florianópolis, com picos acima de 6 metros em alto mar

    A semana começa com tempo instável e mar muito agitado em Santa Catarina. A Defesa Civil emitiu alerta para risco alto a muito alto de ocorrências no litoral, principalmente entre esta segunda-feira (28) e quarta-feira (30), com risco elevado para atividades de pesca e navegação, esportes náuticos e erosão costeira.

    Segunda-feira (28)

    Logo no início da semana, o tempo segue instável, com nuvens e chuva fraca em áreas que vão do Grande Oeste aos Planaltos. Durante a madrugada, forma-se um ciclone extratropical, que se afasta para alto mar ao longo do dia. Em consequência, os ventos de sul/sudoeste se intensificam, com rajadas de até 70 km/h na metade leste do estado, podendo ultrapassar 80 km/h no Litoral Sul e na Grande Florianópolis.

    Além disso, o mar fica muito agitado, com ondas entre 3,5m e 4,0m no litoral. No Litoral Sul e na Grande Florianópolis, as ondas podem alcançar 5,0m, e até 6,0m em alto mar. Portanto, o risco é alto a muito alto para ocorrências associadas à agitação marítima, pesca, navegação, esportes náuticos e erosão costeira.

    Publicidade

    No decorrer do dia, uma massa de ar frio e seco avança, provocando queda brusca nas temperaturas. As mínimas são registradas à noite. Como resultado, o risco é moderado para hipotermia, desconforto térmico e agravamento de doenças cardiorrespiratórias.

    Terça-feira (29)

    Na terça-feira, os ventos permanecem de sul/sudoeste, com rajadas de até 70 km/h na metade leste e acima de 80 km/h no Litoral Sul e na Grande Florianópolis. Assim como no dia anterior, o risco segue moderado para danos relacionados ao vento forte.

    O mar continua muito agitado, com ondas entre 3,5m e 4,0m no litoral. No entanto, no Litoral Sul e na Grande Florianópolis, as ondas ainda podem atingir 5,0m, e 6,0m em alto mar. Dessa forma, o risco permanece alto a muito alto para pesca, navegação, esportes náuticos e erosão costeira.

    Além disso, a massa de ar frio se intensifica. As temperaturas mínimas ficam abaixo de 5°C entre o Grande Oeste e os Planaltos, e próximas de 0°C nas áreas mais elevadas. No litoral, as mínimas não passam de 10°C. Por isso, o risco é moderado a alto para hipotermia, desconforto térmico e agravamento de doenças.

    Quarta-feira (30)

    Mesmo na quarta-feira, o mar continua agitado, com ondas entre 3,5m e 4,0m no litoral e até 6,0m em alto mar. Assim, o risco segue alto para ocorrências associadas à pesca, navegação, esportes náuticos e erosão costeira.

    Por outro lado, o tempo melhora em todas as regiões. O dia será de céu claro e predomínio de sol. As temperaturas voltam a subir aos poucos durante a tarde. No entanto, a sensação térmica de frio persiste nas noites e madrugadas.

    Tendência para os próximos dias

    Na quinta-feira (31) e na sexta-feira (1º), o tempo firme permanece. Em todas as regiões de Santa Catarina, o sol predomina. As manhãs ainda começam com temperaturas mais amenas. Contudo, com o avanço das horas e o aquecimento solar, os termômetros sobem gradualmente, proporcionando uma sensação térmica mais agradável.

    Publicidade