Com digitalização, Câmara de São José pretende aumentar transparência e comunicação

Planejamento estratégico 2019/2020 foi apresentado ontem com os projetos previstos

Presidente Michel Schlemper: ideia é modernizar os processos legislativos - Foto: Imprensa CMSJ/Divulgação/CSC
Presidente Michel Schlemper: ideia é modernizar os processos legislativos - Foto: Imprensa CMSJ/Divulgação/CSC

Em apresentação sobre o planejamento estratégico para o biênio de 2019/2020 nesta segunda-feira (13/5), o presidente da Câmara de Vereadores de São José, Michel Schlemper (MDB), reforçou os objetivos de aumentar a transparência e comunicação do parlamento.

Michel expôs um documento, fruto de grupo de trabalho formado por servidores da casa, com parte do conjunto de ações que irá gerir os objetivos e metas a ordenar os processos administrativos nesse período de sua presidência.

“Nós fizemos questão de colocar no papel aquilo que nos propusemos a fazer, informando o que será feito, como será feito e quando será feito”, declarou Michel Schlemper.

Publicidade

Os temas que mais recebem atenção nesse planejamento são as áreas de Comunicação, Transparência, Cidadania e Gestão Participativa, Legislação e Gestão Administrativa.

Entre as diretrizes anunciadas estão a volta da TV Câmara, a maior utilização dos meios tecnológicos para aumentar transparência, celeridade, economicidade processual, além da implantação da assinatura eletrônica do presidente, vereadores e servidores do departamento legislativo. Um dos métodos para reduzir a quantidade de papel será o uso de notebooks durante as sessões.

“A ideia é ir devagar. Não vou dizer que vamos eliminar 100% do papel, mas o objetivo é utilizarmos cada vez mais os recursos eletrônicos que a Câmara tem disponível. Isso também vai tornar os processos mais transparentes, já que qualquer cidadão poderá acompanhar”, disse Michel na apresentação.

Os projetos do planejamento estratégico da Câmara Municipal de São José para 2019/2020 são: Câmara Inclusiva, Câmara Transparente, novo site, padronização e normatização, Parlamento Digital, sustentabilidade, TV Câmara e valorização do servidor.

Publicidade