Domingo com sol e ciclone extratropical ao longo da semana

    Imagem utilizada para ilustrar a mudança no tempo antes da formação do ciclone extratropical, mostrando um amanhecer calmo em uma praia, com pedras na água, céu parcialmente nublado e o sol refletindo no mar, simbolizando a transição entre estabilidade e o avanço das instabilidades
    Foto: PMSJ/Divulgação

    O domingo começa com sol em praticamente todo o estado e segue assim por boa parte do dia. Mesmo assim, o calor, a umidade e a presença de uma área de baixa pressão criam um ambiente favorável para pancadas de chuva e temporais isolados a partir da tarde. O risco é baixo a moderado, sobretudo entre o Meio-Oeste e as áreas serranas próximas ao Litoral.

    Logo cedo, as temperaturas ficam entre 11°C e 16°C nos Planaltos, Meio-Oeste e Grande Florianópolis Serrana. Já no Extremo Oeste e no Litoral, os valores variam entre 20°C e 24°C. Durante a tarde, o calor aumenta e, assim, a maioria das regiões se aproxima dos 30°C. Em paralelo, áreas do Extremo Oeste, Oeste, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Médio Vale chegam aos 35°C ou 36°C.

    Segunda-feira (08)

    A segunda começa estável. Entretanto, o tempo muda ao longo do dia. Uma área de baixa pressão avança lentamente da Argentina e, por isso, deixa o céu cada vez mais carregado em Santa Catarina.

    Publicidade

    No Litoral, a circulação marítima mantém a maior nebulosidade e, além disso, garante chance de chuva a qualquer hora. A situação piora à noite, quando a chuva pode ficar persistente e mais intensa, com risco baixo a moderado de alagamentos pontuais. Já no Grande Oeste e nos Planaltos, a nebulosidade aumenta e, a partir da tarde, os temporais ganham força. O risco é moderado a alto.

    As temperaturas continuam altas, com máximas entre 27°C e 31°C na maior parte do estado.

    Terça-feira (09)

    Na terça, o tempo fica muito instável devido à formação de um ciclone extratropical no Rio Grande do Sul. O dia começa com chuva persistente e, além disso, mantém esse padrão ao longo de todas as regiões. As áreas litorâneas e serranas recebem os maiores acumulados.

    Além da chuva intensa e contínua, o estado também pode registrar temporais isolados com vendavais e granizo. No Litoral, o vento de nordeste se intensifica e, assim, as rajadas variam entre 55 e 75 km/h. O risco é alto para alagamentos e enxurradas e moderado a alto para destelhamentos, quedas de árvores e danos na rede elétrica.

    As temperaturas variam menos que nos dias anteriores. No Oeste, as máximas chegam a 27°C ou 29°C. No Litoral, ficam próximas de 24°C.

    Tendência para os próximos dias

    Na quarta, o ciclone extratropical se aprofunda no mar, entre a costa do RS e do Uruguai. Assim, os ventos de oeste ganham força em praticamente todo o estado, com rajadas entre 70 e 90 km/h. Nas áreas mais altas, valores próximos ou acima dos 100 km/h são possíveis. O risco é alto e, em alguns momentos, muito alto para danos na rede elétrica, destelhamentos e queda de árvores.

    A chuva diminui, mas ainda ocorre em forma de pancadas e temporais isolados. Na quinta, o ciclone se afasta gradualmente em direção ao alto mar. Mesmo assim, o vento segue forte entre o Meio-Oeste e o Litoral, com rajadas de 60 a 80 km/h. O mar fica bastante agitado e, portanto, há risco de ressaca, especialmente entre o Litoral Sul e Florianópolis.

    Publicidade
    COMPARTILHAR