A draga Galileu Galilei iniciou, neste fim de semana, a dragagem da Baía da Babitonga. O projeto movimenta R$ 333 milhões e amplia a profundidade do canal que atende os portos de Itapoá e São Francisco do Sul.
As equipes operam para aumentar o calado de 14 para 16 metros. Esse avanço permite que navios com até 366 metros de comprimento cheguem aos terminais com carga total. Com isso, o complexo da Babitonga se torna o primeiro do país a receber embarcações desse porte.
Engordamento da praia
Enquanto realiza a dragagem, a draga despeja parte dos sedimentos em alto-mar, em uma área definida pelo Ibama. Ao mesmo tempo, os operadores direcionam outro volume de areia para uma função inédita: engordar a praia de Itapoá.
Os técnicos montam uma tubulação de 5 quilômetros a partir da praia do Pontal do Norte. Assim que concluem essa estrutura, a Galileu Galilei começa a bombear areia diretamente para a costa.
A draga coleta até 18 mil metros cúbicos por ciclo. Ela transporta esse material por dutos até a orla. A equipe então distribui a areia por 8 quilômetros da faixa de praia, que pode atingir até 200 metros de largura.
Parceria Público Privada
Os portos de São Francisco do Sul e Itapoá uniram forças para realizar a obra. O terminal público investe R$ 33 milhões, enquanto o terminal privado coloca R$ 300 milhões no projeto.
Essa parceria segue o modelo de Parceria Público-Privada (PPP). O porto de Itapoá receberá o valor de volta em parcelas até 2037. As tarifas cobradas pelo aumento de navios e cargas vão cobrir o ressarcimento.
Fiscalização
As empresas Geplan e Prosul vencem a licitação pública de R$ 9 milhões e já atuam no canteiro de obras. Os técnicos das duas companhias monitoram o andamento da dragagem, checam a qualidade da areia e analisam o formato da praia ampliada.
Além disso, as equipes fiscalizam a profundidade do canal para garantir que os parâmetros técnicos sejam mantidos. Elas verificam tanto a área submersa quanto a área de engordamento da orla.
Areia retirada do mar reforça faixa costeira
A dragagem vai retirar 12,5 milhões de metros cúbicos de areia. As equipes destinam 6,5 milhões de m³ para a ampliação da praia de Itapoá. Essa medida representa mais da metade do volume dragado.
Com esse plano, os portos executam a maior obra de engordamento de praia do Brasil, considerando a extensão. Pela primeira vez no país, os técnicos usam sedimentos de dragagem portuária para recuperar e alargar uma faixa de areia urbana.