Eclipse solar será visível hoje em Santa Catarina entre 11h30 e 15h30

Além do eclipse parcial, outro fenômeno raro deverá ocorrer daqui a uma semana

eclipse parcial do sol
Eclipse parcial do sol em SC encobrirá pouco mais de 50% do disco solar - Pixabay/Divulgação/CSC

Acontece nessa segunda-feira (14/12), o último eclipse solar total do ano. O eclipse será visível no Oceano Pacífico, América do Sul, Antártica e Oceano Atlântico. Chile e Argentina será os países onde irá ocorrer a totalidade do fenômeno.

No Brasil o fenômeno será mais visível na região Sul, com encobrimento de 40% a 60%. A estimativa é de que no Rio Grande do Sul o sol seja encoberto até 60%. Em Santa Catarina, algo entre 50% e 60% e no Paraná até 50%.

No horário de Brasília, o eclipse parcial começará às 11h33 e terminará às 15h53. Em Santa Catarina a expectativa é de que o pico de escurecimento seja entre 13h50 e 14h.

Alinhamento

Publicidade

Já na próxima segunda (21/12) ocorrerá o ápice da conjunção entre os dois maiores planetas do Sistema Solar: Júpiter e Saturno, já visíveis a oeste desde o início de dezembro, estarão em seu ponto máximo de aproximação relativa. No próximo dia 21, a proximidade fará com que eles pareçam muito próximos um do outro e extremamente brilhantes. Desde 1623 os dois astros não ficavam a uma distância tão pequena.

O doutor em Física Marcelo Girardi Schappo, professor do Câmpus São José do IFSC, explica que a conjunção Júpiter-Saturno só ocorre uma vez a cada 20 anos, mas, este ano, eles atingirão uma proximidade que não ocorre há 397 anos. “Essa conjunção pode ser percebida facilmente a olho nu, mas quem tiver binóculos ou telescópios poderá ainda perceber alguns detalhes dos astros, como algumas luas ao redor deles e, eventualmente, os anéis de Saturno. Vale a pena acompanhar o fenômeno ao longo do mês, pois ele ocorre apenas a cada 20 anos. A próxima oportunidade será apenas em outubro de 2040”, explica Schappo, que coordena o projeto de extensão Astro&Física, de divulgação científica sobre Física e Astronomia.

Publicidade
COMPARTILHAR